Programa Justiça Preventiva na Escola realizou encontro com pais e alunos no Fórum da capital
O propósito do encontro foi reunir alunos da 5ª série da Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, localizada no bairro Pedrinhas, identificados com problemas de baixíssimo rendimento, repetência, evasão escolar e envolvimento com ações antissociais na área do educandário. O encontro, que envolveu a participação dos pais, é uma extensão do primeiro que ocorreu em junho com os alunos da referida escola. (VISUALIZAR FOTOS)
De acordo com o objetivo do Programa Justiça Preventiva na Escola, o ensino não é responsabilidade somente da escola e dos professores. Fundamentalmente, os pais precisam tomar consciência de sua intransferível responsabilidade na formação do conhecimento e do caráter dos filhos.
Dona Maria Ivanete disse que o filho de 13 anos de idade mora com a avó materna e está repetindo a 5ª série. Ela concorda que deixou o filho muito sob a responsabilidade da avó e se distanciou. Agora vai trazê-lo para morar com ela e acompanhar mais de perto o seu andamento escolar.
No encontro o juiz Roberval Pantoja, atualmente à frente do Juizado da Infância e Juventude – Área de Atos Infracionais, destacou esse papel dos genitores, na medida em que não podem atribuir a competência da educação dos filhos, no todo, à escola.
“Os pais são os guardiões. Estão mais próximos e em contato diário com os filhos desde que nascem. Precisam ser responsáveis. Nosso papel é ajudá-los a tomarem consciência da importância que têm na vida de seus filhos. Sobretudo nessa fase de desenvolvimento”, afirmou.
Segundo o juiz, a sociedade local está percebendo que a situação começa a fugir ao controle. A violência se acentua e chegou às escolas e a proposta do programa é trabalhar na prevenção, a fim de que o jovem mantenha um caminho seguro, com ajuda da família e do estudo permanente.
O Programa é executado pela Casa de Justiça e Cidadania/TJAP, em parceria com o NAECA, Núcleo da Criança e do Adolescente da DEFENAP, responsável pelo atendimento diário de dezenas de jovens em situação de risco por negligência dos pais.
-Macapá, 15 de Julho de 2015
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Pedro Gomes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Julho 2015 23:43