Detento reconhece filho através do programa “Pai Presente”

 paternidade 9Há sete meses em cumprimento de pena no complexo penitenciário do Amapá, o interno Jonielson Pantoja Rangel vivia a angústia de não poder ver o filho de apenas dois meses de vida. Sem documento que o identificasse como pai, a possibilidade de encontrar seu pequeno ficava cada vez mais remota.

 paternidade 6Após tomar conhecimento do caso, e para garantir à criança o reconhecimento da paternidade e os direitos inerentes à filiação, o programa Pai Presente organizou o encontro do detento com o filho e a mãe. Muito emocionado, Jonielson Rangel apenas comentou: “Estou sem palavras. Posso dizer somente da felicidade de ver meu filho”.

 paternidade 11Após assinar o documento de averbação de paternidade, o interno vê no filho o recomeço de uma vida nova e em família, distante das encrencas que o levaram ao regime de segregação. E, com certo desabafo, Jonielson afirmou que seu propósito agora é cumprir sua pena e depois recuperar o tempo em que ficou distante do seu filho.

 paternidade 17Com essa iniciativa, o Pai Presente alcança a expressiva marca de 308 pais que reconheceram seus filhos, somente no Iapen. De acordo com a servidora Euzinete Bentes, a grande responsável pela ação, um dos entraves para os internos verem seus filhos é a falta de seus nomes no registro dos filhos. “O papel do Pai Presente é garantir o direito dos pais e o direito dos filhos à regularização plena e oficial da relação paternal”.

 paternidade 7O programa Pai Presente faz atendimentos diários na Central de Conciliação, localizado do 1º pavimento do Fórum da Comarca de Macapá; no Sistema de Atendimento ao Cidadão – Siac/TJAP (SuperFácil/Beirol) e na Casa de Justiça e Cidadania do TJAP na Rede SuperFácil, na zona sul.

-Macapá, 13 de Julho de 2015

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rogrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa: Conciliando as Diferenças- 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD