Sessão Solene em homenagem ao Presidente do TJAP em Laranjal do Jari
-Macapá, 20 de fevereiro de 2013-
No Plenário da Câmara, estiveram presentes os Juízes da Comarca de Laranjal do Jari: Carline Regina de Negreiros Cabral Nunes, Ailton Marcelo Mota Vidal, Heraldo Nascimento da Costa e Ofirney da Conceição Sadala; da Comarca de Vitória do Jari: Délia Silva Ramos; Juiz Auxiliar da Presidência, Décio José Santos Rufino; além do Juiz aposentado Valcir Marvulle; Servidores do Judiciário; Prefeito da Cidade; Vereadores; Representantes de Associações de Moradores; representantes da Igreja Evangélica e a população. A homenagem ao Presidente do Tribunal de Justiça representou um fato histórico para o município. Pela primeira vez, os três poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo realizaram uma Sessão conjunta.
HOMENAGEM DO LEGISLATIVO
Ao dar início à solenidade, a Presidente da Câmara de Vereadores, Cleineide Moreira Batista, disse que a homenagem é um reconhecimento à grande contribuição que o Desembargador Mário deu a Laranjal do Jari. “Nós sabemos que a Justiça do Amapá não se fez presente apenas em Laranjal, mas sim em todo o Vale do Jari. Por isso, estamos felizes com o progresso que o Judiciário vem proporcionando a nossa região. É também um momento muito especial para nós”.
Após a abertura da Sessão, iniciaram os pronunciamentos dos vereadores que foram unânimes em ressaltar o carinho e a dedicação do Presidente do Tribunal de Justiça com o Sul do Amapá. O vereador Aldo Souza Oliveira relembrou a trajetória do menino nordestino que iniciou carreira no Judiciário como oficial de Justiça e chegou ao cargo de Desembargador-Presidente do Judiciário amapaense, eleito duas vezes (1995 e 2011) e tendo assumido interinamente a Presidência em substituição ao Desembargador Edinardo Souza, que se afastou por motivo de saúde (em 2003 ). “O Desembargador Mário nos inspira a acreditar nos sonhos e os realizar. Eu fui menor aprendiz no Fórum de Laranjal do Jari e, hoje, estou tendo a oportunidade de estar aqui como vereador prestando essa homenagem a este homem que é um exemplo de magistrado e cidadão”.
O vereador Marlon Moura ressaltou que o Desembargador Mário, por meio de seu empenho e dedicação, sempre se mostrou preocupado em facilitar o acesso da população ao Judiciário. “Antigamente, Laranjal do Jari carregava um triste rótulo de cidade sem lei e, hoje, graças a Deus e a homens comprometidos como o Desembargador Mário, nossa cidade não carrega mais esse rótulo. Hoje, temos o prédio mais moderno da Justiça do Amapá. Também, através de suas ações, podemos contar com a nova sede da Prefeitura de Laranjal do Jari”.
O vereador Zezão destacou que a presença constante do Desembargador Mário, na região Sul do Amapá, garantiu o resgate da cidadania de centenas de pessoas que, por meio da Justiça, passaram a acreditar em dias melhores. “Neste momento, queria dizer ao Desembargador, que veio lá do Nordeste, que nós não escolhemos o lugar para nascer, mas escolhemos o lugar para morar, e somos muito gratos por ele ter escolhido o solo amapaense”,
Nos demais pronunciamentos dos parlamentares, duas palavras expressaram a gratidão dos vereadores pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá: justiça e cidadania. “Sempre nos emociona falar de um homem que olhou de um modo especial para a região do Jari. O Desembargador Mário lançou sobre nós um olhar humano, sem preconceitos”, salientou o vereador Walcimar Ribeiro.
HOMENAGEM DO JUDICIÁRIO
O Juiz Heraldo Nascimento da Costa, em suas palavras de homenagem ao Desembargador Mário, disse que o Magistrado é o grande articulador do progresso em Laranjal do Jari. “Ainda no início dos anos 2000, o Desembargador Mário, com uma visão de autêntico líder, previu o crescimento populacional da Região do Vale do Jari e a demanda jurisdicional, e intentou ações para tornar os trabalhos judiciários mais acessíveis à população”.
O magistrado relembrou que, até outubro de 2003, a região toda do Vale do Jari contava com apenas uma Vara em Laranjal e Vitória do Jari. Em 1º de novembro daquele ano, o Desembargador Mário, na Presidência do TJAP, implantou a 2ª Vara de Laranjal, com a construção de um anexo.
Hoje, a justiça do Amapá no Vale do Jari possui 4 varas em Laranjal e 1 em Vitória do Jari. Sendo que Laranjal conta também com o prédio mais moderno da Justiça do Amapá. O novo Fórum na região Sul do Amapá é considerado uma das arquiteturas mais modernas do Estado. O espaço fica localizado na Avenida Tancredo Neves, próximo à esquina com a Rua Emílio Neves, na sede do município. Com área construída de 3.453,45m2 e dotado das mais modernas e confortáveis instalações, o novo Fórum foi inaugurado no dia 11 de maio de 2012.
Ao encerrar suas palavras, o Juiz Heraldo Nascimento disse: “Tudo o que nós fazemos na nossa vida é abrir caminhos, para que outras pessoas possam ir nos nossos passos. Então, tenho certeza que o nosso Presidente Mário Gurtyev abriu muitos caminhos, não somente em Laranjal do Jari, mas em todo o Estado do Amapá”.
HOMENAGEM DO EXECUTIVO
O Prefeito de Laranjal, Manoel José Alves Pereira disse que, como munícipe, cidadão e representante do povo, o sentimento é de agradecimento ao Presidente Mário Gurtyev, pela sua dedicação com o Vale do Jari. “Nós ganhamos um prédio muito bonito por parte do Tribunal, a Prefeitura deste município funciona em um prédio cedido pelo Poder Judiciário, então nós só temos a agradecer a alguém que se dedicou e ainda se dedica para o crescimento do Estado do Amapá”.
O Prefeito da Cidade e a Presidente da Câmara, entregaram ao Desembargador-Presidente placas de honra ao mérito e o Diploma de Monção de Honra do Mérito, concedido através do Decreto Legislativo nº 172/2013, em homenagem à dedicação e ao trabalho para com o Vale do Jari. “Para nós é um orgulho tê-lo recebendo esta singela homenagem em nossa cidade”, disse o prefeito.
O Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, bastante emocionado, agradeceu as manifestações de carinho e a homenagem recebida em Laranjal do Jari. Ele disse que os investimentos do Judiciário na região do Vale são frutos de um trabalho em parceria e do apoio dos demais Desembargadores. Salientando que ninguém consegue administrar sozinho. “Aliás também contribuiu para o êxito da minha Gestão, o apoio recebido dos Juízes, que representam parcelas de minhas mãos estendidas em todos os quadrandes do Estado.
O Desembargador destacou o apoio irrestrito de Magistrados e servidores, e estendeu a homenagem a todos os seus colegas, em especial ao Juiz Auxiliar da Presidência Décio José Santos Rufino. “Na minha primeira gestão, ainda não havia a figura do juiz assessor, mas o Dr. Décio fez esse papel e se empenhou na construção de 22 prédios do Judiciário”.
O Desembargador disse que não planejou um discurso para este momento tão especial. Declarou estar extremamente emocionado, e por isso deixou as palavras saírem do coração.
Texto: Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social
siga-nos no twitter: @Tjap_oficial
Facebook: Tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 20 Fevereiro 2013 08:43