Judiciário do Amapá realiza curso de mediação e conciliação para servidores das Comarcas de Porto Grande e Ferreira Gomes
A Justiça do Amapá, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), realizou o curso de Conciliação e Mediação para servidores e colaboradores das Comarcas de Ferreira Gomes e Porto Grande.
A atividade, que faz parte do “Programa de Formação de Servidores”, contou com 18 participantes e teve como instrutoras Sônia Regina Ribeiro e Maria da Conceição Cruz Meireles, servidoras do TJAP credenciadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Sônia Ribeiro destacou a importância do Poder Judiciário ir até os municípios para capacitar os serventuários da Justiça, para que eles possam num futuro bem próximo intermediar com mais embasamento os conflitos em suas Comarcas.
“Além de preparamos nossos servidores para que eles possam, a partir da prática da mediação e conciliação, contribuir para a desjudicialização dos conflitos sociais, como preconiza a Resolução Nº 125/2010 do CNJ, o curso também proporciona o aprimoramento da Justiça, pois as técnicas e métodos aplicados farão toda uma diferença no atendimento ao nosso público”, explicou.
A ação faz parte da agenda de trabalho do NUPEMEC para ano de 2015, que já atendeu as Comarcas de Laranjal do Jari; Vitória do Jari; Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho, além da permanente atuação na Capital.
Na segunda fase do programa, que deve acontecer no mês de agosto, o grupo de trabalho do NUPEMEC, coordenado pela juíza Joenilda Lenzi, vai retornar às Comarcas para qualificar os chefes de secretarias e magistrados, para que eles possam dar apoio nos estágios supervisionados dos conciliadores e mediadores que já passaram pela primeira etapa.
Após o estágio supervisionado, os novos mediadores e conciliadores receberão seus certificados, emitidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do TJAP, previsto para acontecer no período de 23 a 27 de novembro, durante a realização da 10ª Semana Nacional de Conciliação em Macapá.
“Estamos empenhados na consolidação da política judiciária da conciliação e nos antecipando, pois até a vigência do Novo Código de Processo Civil, que está prevista para março de 2016, a Justiça do Amapá certamente já terá preparado seus servidores para recepcionar as novas diretrizes de mediação e conciliação emanadas do novo CPC”, destacou a Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini.
-Macapá, 02 de julho de 2015-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Sônia Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 02 Julho 2015 04:29