Haitiano do Abrigo João Piamarta é Bolsista no TJAP
Três jovens que atualmente residem no abrigo João Piamarta são os mais novos bolsistas do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Entre eles está o haitiano da cidade de Carrefour, uma região com imensos problemas sociais, William Guillaumette, 17 anos, filho da francesa Tenira Celestini e de Sudre Guillaumette.
Há um ano e meio, após realizar uma longa viagem que começou com um voo do Haiti para o Peru; em seguida seguiu de barco até Tabatinga, depois Manaus, com chegada a Santarém, em busca de sua genitora, que reside na Guiana Francesa, Willian chegou ao Amapá.
Sem dinheiro e cheio de dificuldades foi levado para o Ministério Público Federal que entrou em contato com dirigentes da Escola Agrícola Padre João Piamarta, que fica localizada no Km 6 do Distrito do Coração, que é uma Organização Social sem fins lucrativos, de caráter religioso que desempenha atividades socioassistencial e educacional.
Hoje, William Guillaumette está inserido no programa “Menor Aprendiz” do Tribunal de Justiça do Estado Amapá e exerce as suas funções de bolsista no Gabinete da Presidência do TJAP.
“Agradeço a todos que me ajudaram a chegar aqui. Curso a 8ª série na Escola Agrícola e sonho em ser professor de matemática. Hoje é apenas minha segunda semana de trabalho aqui no Tribunal de Justiça e estou gostando muito. Sei que vou aprender muitas coisas. Tenho vontade cada vez mais de ter conhecimento dos serviços e das ações do Judiciário. Apesar da saudade que tenho da minha família, agora o meu projeto é estudar e trabalhar. Quero ser alguém na vida e ajudar a minha família, quero ser um vencedor e vou lutar por isso” declarou.
A Chefe de Gabinete da Presidência do TJAP, Nazaré Coelho, destacou que a Desembargadora Sueli Pini sempre procurou trabalhar com adolescentes que residem em abrigos e que o objetivo é proporcionar uma vida melhor para os jovens através da oportunidade da qualificação, preparando para o mercado de trabalho, assegurando o direito à dignidade e à cidadania.
“A Desembargadora Sueli Pini sabe a realidade das pessoas que moram em abrigos. Não é de hoje que nós trabalhamos com crianças e jovens de abrigos. Agora, ela está na presidência do TJAP e trouxe esses três jovens da Escola Agrícola Padre João Piamarta para trabalhar como bolsistas. O William está apenas começando a atuar conosco. Contudo, percebemos a força de vontade de aprender e evoluir. Ele veio de um país que está devastado e sei que ele vai conseguir vencer. Vamos ajudá-lo a crescer aqui no Tribunal. Vamos prepará-lo para o mercado de trabalho e para uma vida feliz.
Atualmente 358 jovens bolsistas atuam no Judiciário do Amapá. O programa “Menor Aprendiz” visa promover o desenvolvimento humano e profissional dos jovens.
-Macapá, 30 de Junho de 2015-
Texto|: Denis Santana
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 03 Julho 2015 00:55