Oficina de Parentalidade e Divórcio é realizada para capacitação de servidores na mediação de conflitos familiares
A Oficina de Parentalidade e Divórcio foi ministrada pela Juíza Joenilda Lobato Lenzi, Titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá e a servidora Sônia Regina Ribeiro, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. (VISUALIZAR FOTOS)
Na Oficina de Capacitação Pais e Filhos, também conhecida como Oficina de Parentalidade e Divórcio, os pais são orientados e conduzidos a se portarem de forma menos agressiva evitando maiores consequências para os filhos nos casos em que ocorre a separação do casal.
“O objetivo é trabalhar a conscientização de pais e filhos quando ocorre essa separação, pois as crianças e adolescentes são as que mais sofrem com essa ruptura de relacionamentos. A oficina é uma orientação e capacitação para que eles aprendam a lidar com essa nova realidade, de forma menos traumática”, ressalta a Juíza Joenilda Lenzi.
O NUPEMEC tem realizado várias ações para melhorar o processo de conciliação e mediação, e a Oficina de Parentalidade e Divórcio é uma dessas ações. “Queremos preparar nossos servidores para esse novo modelo de cuidado com o conflito. O Judiciário processa e julga, e agora vamos fazer algo diferente, vamos ensinar as pessoas a terem boa convivência após o divórcio”, explicou a servidora Sônia Ribeiro.
A oficina já está sendo desenvolvida no país há cerca de cinco anos, com iniciativa da Juíza Vanessa Aufiero da Rocha, de São Paulo. O primeiro curso foi ministrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para juízes de todo o país que tivessem interesse em levar a prática aos seus Estados com a capacitação de novos instrutores e facilitadores. Após o curso foram criadas novas equipes, assim um número maior de famílias que estão no Judiciário com alguma demanda na Vara de Família serão auxiliadas a resolverem seus problemas de forma pacífica.
A Oficina contou com a presença de servidores de outras comarcas do Estado, que vieram para conhecer esse novo modelo e implantarem em suas unidades os métodos da Oficina.
-Macapá, 30 de Junho de 2015
Texto: Mayara Mira
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- 96.9 FM
Programa nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 30 Junho 2015 03:27