O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Serra do Navio é transmitida em tempo real em circuito de TV

0audiovisual 3A Justiça do Amapá sai mais uma vez na frente com uma inovação tecnológica a serviço do cidadão. A Comarca de Serra do Navio é pioneira na projeção das audiências em circuito interno de TV. Durante uma Sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Serra do Navio/AP, um momento de exercício da democracia participativa. A população se fez presente, acompanhando com respeito todo o trâmite processual.


0audiovisual 1No Plenário, uma televisão informava aos presentes em que fase o Júri se encontrava. Também era projetado o tempo de duração das argumentações de acusação e defesa. Uma forma de dar mais clareza e transparência na tramitação do processo judicial.


“A utilização de mecanismos audiovisuais no Fórum da Comarca de Serra do Navio objetiva dar maior transparência aos feitos judiciais e possibilita economia na impressão de papel”, destacou o Juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular da Comarca.

0audiovisual 5Com essa nova ferramenta de comunicação, os advogados e as partes envolvidos no processo acompanham em tempo real tudo que está sendo registrado no que diz respeito à colheita de depoimentos e interrogatórios.

“Os advogados acompanham na íntegra. Isso diminui consideravelmente o tempo da audiência, dando celeridade ao feito, além de dar mais credibilidade e transparência na atermação”, explicou o juiz titular da Comarca de Serra do Navio, Esclepíades de Oliveira Neto.

Outro ponto importante é que todas as audiências, mesmo as gravadas em áudios, também são objeto de acompanhamento pelos advogados e pelas partes.

0audiovisual 8Para a Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, essa inovação faz parte das boas práticas da Justiça de 1º Grau. “A criatividade dos magistrados do Amapá e a experimentação responsável de novas práticas, é que fazem a diferença nessa busca pela eficiência da prestação jurisdicional”, concluiu a Presidente.

-Macapá, 26 de Junho de 2015-

Texto: Bernadeth Farias

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD