Reunião debate Plano de Ação Continuada e de complementação Educacional dos bolsistas do TJAP
A coordenação do Programa “Menor Aprendiz”, responsável por elaborar as ações necessárias para que os adolescentes bolsistas do Tribunal de Justiça do Amapá desenvolvam o gosto pela leitura, esteve reunida para discutir pontos sobre o projeto “Jovens Construindo o Futuro: do Direito ao Deleite de Ler e Escrever”.
Na reunião estiveram representantes do Departamento de Gestão de Pessoas, da Biblioteca e da Assessoria de Planejamento do TJAP, além da presença da contadora coordenadora Ângela Maria Oliveira de Carvalho. No encontro foram traçadas as estratégias e discutidos os planos de ação para definir a metodologia que a prática vai desenvolver.
Entre as ações discutidas foram planejadas ainda a organização de futuros encontros de contação de histórias, cursos, palestras, e treinamento aos bolsistas. Na oportunidade, eles terão acesso ao acervo da biblioteca para estimular a prática e produção de leitura. Serão criados também clubes de leituras e concurso literário no Tribunal, onde os primeiros colocados ganharão prêmios.
“A Presidente do TJAP, Desembargadora. Sueli Pini, sensibilizada com o fato de que os jovens têm dificuldade em exercitar o hábito da leitura, fez com que juntos criássemos esse programa onde os bolsistas terão muitas possibilidades de desenvolver tão indispensável habilidade. Iremos também instituir novas parcerias com outras entidades para que possam contribuir com nossas ações”, informou Mário Mendonça, um dos colaboradores para a realização do programa.
Atualmente, o projeto de leitura aos jovens conta com a parceria do SESC, Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, escolas públicas e do Centro de Integração Empresa-Escola, que participa com palestras.
A contadora de histórias e coordenadora, Ângela Maria Oliveira de Carvalho, ressaltou que todo o programa está sendo construído coletivamente. “É importante saber que os chefes de gabinetes e de secretarias aprovaram e se sensibilizaram conosco. E por terem o convívio diário, podem estimular seus bolsistas ao importante hábito da leitura”.
Para a Diretora da Biblioteca do TJAP, Simone Leite de Menezes Sarmento, as crianças e adolescentes só precisam de um despertar para entrar nesse universo literário e que há bolsistas que já vem de casa com o gosto pela leitura.
“O interessante é ver como eles incentivam seus próprios colegas a fazerem o mesmo. Queremos também integrar as chefias, pois nossos bolsistas não são somente mão de obra. É importante ensinar-lhes boas coisas como responsabilidade, compromissos e uma série de aprendizados que necessitarão na vida profissional futura”.
O objetivo do Programa “Jovens Construindo o Futuro: do Direito ao Deleite de Ler e Escrever”, além de priorizar a ação continuada e de complementação educacional para bolsistas e estagiários do TJAP, é a promoção de atividades sócio-pedagógicas, artístico-cultural, desportivo-lúdicas e de lazer, que visam o aprimoramento e o desenvolvimento pleno dos participantes.
Macapá, 22 de junho de 2015
Texto: Hugo Reis
Fotos: Vandy Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- 96.9 FM
Programa nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 22 Junho 2015 03:21