Desembargador do Amazonas, membro do Grupo de Trabalho do CNJ da coordenação de Controle Regional do Norte, visita o TJAP
O Desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, na função de membro do Grupo de Trabalho da Coordenação de Controle Regional da Região Norte (CCR5), da Corregedoria do CNJ, visitou o TJAP. O objetivo foi o de monitorar, acompanhar os projetos e verificar as necessidades do Tribunal.
Durante sua vinda ao Estado, o Desembargador Cláudio Ramalheira, foi recebido pela Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, que destacou a importante missão do grupo de trabalho criado pela Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Nancy Andrighi, que cumpre uma extensa agenda de visitas em todos os Estados do Brasil.
O magistrado destacou que o Amapá é o sétimo Estado a ser visitado. Ele que é responsável em percorrer a região norte já esteve no Amazonas, depois foi a Tocantins, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.
“Nosso trabalho é auxiliar todas as corregedorias e, logicamente cada Estado tem as suas situações específicas. Assim, montamos um relatório e encaminhamos à Ministra. Pelo menos uma vez por mês, os demais membros e eu nos reunimos com a Ministra para passarmos nossas impressões daquilo que constatamos. Ela toma as medidas cabíveis e nos designa para outras missões”, explica o Desembargador Claudio César Ramalheira Roessing.
Para o Corregedor-Geral do TJAP, Desembargador Carmo Antônio de Souza, a atuação do CNJ promovendo este e outros tipos de trabalhos é muito importante para o andamento da Justiça. “Penso que a atuação do CNJ como orientador do Judiciário nacional é fundamental, pois cumpre relevantes papéis; o primeiro de organização, segundo de orientação e ainda o de fiscalização do Poder Judiciário. É um grande prazer receber o representante do CNJ, e estaremos sempre de portas abertas para contribuir no que for necessário para a melhoria do Poder Judiciário”, exaltou o Corregedor-Geral.
Com quase 30 anos de magistratura, o Desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing explicou que aconteceram mudanças significativas na Justiça, tanto no volume de processos quanto na utilização das tecnologias.
Voltando-se para o assunto atual que é a mediação e conciliação, o Desembargador do Amazonas garantiu que esta prática veio para ficar. “É um caminho sem volta que vai desafogar e diminuir bastante o número de processos. O CNJ tem apoiado este processo e busca implementar e melhorar esse sistema de solução de conflitos”, pontuou o magistrado.
Durante sua estadia, o Desembargador concedeu entrevista ao Programa Conciliando as Diferenças, que vai ao ar na Rádio Universitária, 96.9 FM, todas as quartas-feiras.
-Macapá, 23 de junho de 2015-
Texto: Andréa Maciel
Fotos: Neto Lacerda
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- 96.9 FM
Programa nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 23 Junho 2015 03:59