Curso de Conciliação e Mediação para servidores de Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho
Membros do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos-NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Amapá estiveram no município de Amapá, para ministrar o Curso de Conciliação e Mediação para servidores e colaboradores das Comarcas de Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho. (VISUALIZAR FOTOS)
A atividade, que teve como instrutoras as servidoras Sônia Regina Ribeiro e Maria da Conceição Cruz Meireles, que são credenciadas pelo CNJ, faz parte do programa de formação de servidores, implementado pelo Núcleo de Conciliação.
As servidoras destacaram a importância de terem ido até o município de Amapá para a realização do curso de conciliação, principalmente para a qualificação dos servidores para que eles possam intermediar melhor os conflitos que chegam até a Justiça, além de proporcionar não só aproximação entre os próprios servidores, mas também do Tribunal de Justiça com o servidor do interior.
“Foram três dias de cursos com os servidores e acredito que as Comarcas de Amapá, Calçoene e Tartarugalzinho vão melhorar em muito seus números a partir das práticas de conciliação e mediação. As técnicas de métodos de conciliação do mediador farão toda uma diferença no atendimento ao nosso público que é o cidadão que nos procura”, disse a servidora Sônia Ribeiro.
A instrutora do curso, Maria da Conceição Cruz Meireles, fez uma avaliação do curso do NUPEMEC no Amapá, direcionado também aos servidores de Calçoene e Tartarugalzinho. “Essa é uma oportunidade que o Tribunal trás para os servidores da Justiça, devido que o CNJ está com um modelo novo de conciliação e mediação. Ao aprenderem essas novas técnicas, eles melhoram muito o trabalho da Justiça e faz com que as pessoas realmente saiam dos seus conflitos com resultados positivos”.
O servidor Raylan Maciel Figueiredo da Comarca de Calçoene participou do curso e disse que as técnicas de métodos de mediação e conciliação têm sido uma boa fórmula de diminuir o número de processos que tramitam no Judiciário.
“Temos visto ótimos resultados no Brasil inteiro. Esse curso é uma maneira de nos mantermos sempre atualizados. Todos que participaram tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais de como fazer um audiência de conciliação e como é feito o procedimento para chegarmos a um resultado eficaz da Justiça, onde ambas as partes saem satisfeitas”.
Para o servidor Ocione Cordeiro da Costa, da Comarca de Amapá, o curso ministrado foi importante e proveitoso, porque ensinou novas técnicas de métodos de conciliação. “Se formos analisar a conciliação é uma maneira ágil e pacífica de resolver um conflito, essas técnicas ao serem colocadas em prática, facilitam o trabalho no Judiciário e em todas as comarcas, pois realmente funciona”, ressaltou o servidor.
O curso foi ministrado no Plenário do Fórum de Amapá e contou com a participação dos serventuários da Justiça das três Comarcas; além dos juízes.
“A experiência foi bastante enriquecedora, proporcionou além do contato com os colegas servidores, a troca de experiências e estreitamento de laços. Eu digo que a conciliação não muda só nossas técnicas de trabalho, mas também causa uma mudança de comportamento”, finalizou a servidora Sônia Ribeiro.
-Macapá, 02 de Junho de 2015 –
Texto: Hugo Reis
Fotos: Plácido de Assis e Sônia Ribeiro
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Rádio Universitária: 96,9FM
- Detalhes
- Criado: Terça, 02 Junho 2015 09:29