O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude participa do lançamento da Escola de Conselhos do Amapá

conselho 2A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude, representada pela Juíza de Direito Ilana Kabacznik Luongo Kapah, esteve presente na cerimônia de lançamento da Escola de Conselhos do Amapá, evento promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e pelo Comitê Gestor.

 

conselhoA Coordenadoria da Infância e Juventude integra o Comitê Gestor da Escola de Conselho do Amapá. Sua implantação tem por objetivo realizar a formação continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Amapá, com o objetivo de apoiar a estruturação e qualificação da ação dos conselheiros tutelares e de direitos, a meta da Escola nesse primeiro momento é a formação continuada de 120 (cento e vinte) conselheiros.

conselho 3O curso está dividido em cinco módulos articulados e pedagogicamente voltados às áreas e temas de interesse do exercício da garantia de direitos que subsidiarão não apenas a compreensão dos fenômenos da violação de direitos ou dos procedimentos constitutivos da ação dos conselheiros em suas atividades diárias.

conselho 4A gestão da Escola de Conselhos acontece de forma compartilhada, através da constituição do grupo gestor, que inclui a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (CEIJ/TJAP), representada pela Desembargadora Stella Simonne Ramos.

Além da CEIJ/TJAP, compõem o grupo gestor o Instituto Federal do Amapá (IFAP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado (ACETAP), Fórum Estadual dos Direitos Criança e do Adolescente, Fundação da Criança e do Adolescente (FCRIA) e o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP/IJE-MP/AP).

A Escola de Conselhos é uma política pública em Direitos Humanos do Brasil, está prevista no Programa Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e em resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

A Coordenadoria da Infância e Juventude compreende a Escola de Conselho como um mecanismo para dinamizar a atuação dos conselheiros na garantia dos direitos da criança e do adolescente e na efetivação do Controle Social das políticas públicas voltadas à infância e juventude. Assim apresentando reflexos positivos no âmbito do Poder Judiciário, haja vista que o Conselho Tutelar é a porta de entrada de atendimento das situações de violação de direitos da criança e do adolescente.

Macapá, 02 de Junho de 2015

Colaboração: Ladilson Moita

Fotos: Vandy Ribeiro

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Rádio: 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD