Judiciário realiza curso sobre mediação e conciliação na escola Antônio Messias e na Faculdade Estácio Amapá
O IV Curso de Mediação de Conflitos iniciou nesta segunda feira e segue suas atividades até esta quarta, 03 de junho de 2015. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação é o responsável pelo desenvolvimento do curso que acontece na Escola Antônio Messias (bairro Zerão) e na Faculdade Estácio Amapá/FAMAP. (VISUALIZAR FOTOS)
O consultor do NUPEMEC, Mário Mendonça, ministra o curso na Escola Antônio Messias para capacitar alunos, professores, pais de alunos, técnicos e toda a comunidade interessada em formar mediadores de conflito escolar. “Vemos o crescimento do bulling e da violência nas escolas e precisamos mostrar à sociedade que ela é capaz de resolver os problemas de forma pacífica, estabelecendo o diálogo”, ressaltou.
Para a diretora da Escola, Morgana de Almeida, este curso é um marco na instituição, pois ajudará a resolver os problemas no sentido de lidar e atuar com os sérios conflitos que possam acontecer. “Não temos problemas de violência na escola, mas essa é uma forma de prevenção caso venha a ocorrer”, explica Almeida.
Outras escolas localizadas no bairro Zerão, zona sul de Macapá também receberão o curso, e posteriormente outros bairros da capital.
Já na Faculdade Estácio Amapá a Coordenadora da Central de Conciliação Juíza Joenilda Lenzi e a servidora Sonia Regina Ribeiro abordam a mediação e conciliação aos acadêmicos da instituição.
“O Tribunal vem dando ênfase na prática de mediação no Estado. Nosso objetivo é preparar os acadêmicos do curso de direito para mediarem demandas de conflitos na Central de Conciliação da instituição”, disse a Juíza Joenilda Lenzi.
Para a servidora Sonia Regina Ribeiro qualificar mediadores auxilia a desobstruir o Judiciário. “Nós somos ensinados desde criança a enfrentar os conflitos e não a conciliar, é preciso mudar este pensamento”, garantiu.
A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio Amapá, Ester Almeida de Sousa, enfatiza que o objetivo desta ação é sensibilizar toda a comunidade acadêmica na resolução dos conflitos que ocorrem na comunidade. Os acadêmicos e demais profissionais da faculdade participarão de outros cursos e capacitações para atuar na Central de Conciliação.
Macapá, 03 de Junho de 2015-
Texto: Andréa Maciel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 03 Junho 2015 01:41