TJAP e SESI realizam palestra para noivos que participarão do casamento comunitário
O TJAP e o SESI realizaram a palestra para os 61 casais que irão oficializar a união durante o casamento comunitário, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 29 de maio, como parte da programação da XXII edição da Ação Global. (VISUALIZAR FOTOS)
O objetivo do curso é mostrar aos noivos através de palestras instrutivas e explicativas os princípios básicos da vida em família, como o perdão, confiança, conciliação, dedicação, responsabilidade e acima de tudo o amor entre marido e mulher.
A Juíza Joenilda Lobato Lenzi, titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões e Coordenadora do Programa Casamento Comunitário, convidou todos os casais para refletirem sobre o perdão na vida familiar.
“Este é um momento ímpar para os casais que têm a oportunidade de se prepararem para o momento do sim. É uma oportunidade que temos para aconselhar, incentivar e mostrar para eles o quanto é importante a efetivação desse elo sendo realizado através do casamento”, declarou a magistrada.
Na oportunidade os casais leram mensagens que falam sobre sentimentos importantes que ajudam a encontrar uma vida respeitosa, harmônica e afetiva que servem para estruturar a família.
O Juiz de Direito, Luiz Nazareno Borges Hausseler, foi nomeado para exercer o papel de Juiz de Paz e vai presidir a cerimônia. Ele explicou aos casais como vai conduzir a celebração do casamento comunitário, fez orientações, inclusive sobre a pontualidade dos noivos. E aproveitou o momento para agradecer a parceria entre o TJAP, SESI e principalmente o Cartório Vales, que diminuiu consideravelmente as despesas para queo casamento comunitário se tornasse realidade.
“O Cartório Vales foi extremamente importante nessa parceria, pois sabemos que muitos casais não têm condições financeiras para pagar as despesas de um casamento. A oficialização da união estável vai proporcionar vários direitos essenciais na vida social do casal”, enfatizou o magistrado.
A representante do SESI, Rita de Cássia Silva, destacou a importância do curso e a parceria entre o SESI e a Assessoria de Planejamento (ASPLAN/TJAP) para a realização do casamento comunitário.
“As pessoas percebem que o evento tem credibilidade com a participação decisiva do Tribunal de Justiça do Amapá. As palestras preparam os noivos não só para o momento do sim, mas também para a vida familiar e em sociedade. Muitos casais nos procuraram com a vontade de casar e nós já estamos pensando na possibilidade de fazermos uma nova edição do casamento comunitário ainda este ano”, destacou.
Alysson Roberto de Souza, representante da Associação Família Vitoriosa, entidade ligada à Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministrou a palestra que abordou o tema: casamento e os princípios basilares para a perpetuação do matrimônio que foram resumidos em três pontos: 1- nunca exija mais do que você pode dar; 2- nunca se canse de elogiar e 3- decidir agir para ter uma vida feliz.
“Tudo parte da escolha das decisões do casal. Quando as dificuldades aparecem para o casal que está decidido em ser feliz, os problemas são resolvidos da melhor maneira. Quando trabalhamos e vivemos em conjunto, a nossa vida se torna muito mais prazerosa e abençoada”, finalizou.
Ao final das palestras, os noivos participaram de uma sessão de registros fotográficos que marcou a fase do pré casamento. A cerimônia do casamento comunitário será realizada no Teatro Leonor Barreto Franco/SESI, no dia 29 de maio, a partir das 18 horas.
-Macapá, 21 de Maio de 2015
Texto: Dênis Santana
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 21 Mai 2015 09:56