Alunos do curso de Direito realizam visita acadêmica ao TJAP
-Macapá, 28 de fevereiro de 2013-
Aproximadamente, quarenta acadêmicos do 3º semestre do curso de Direito, do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), realizaram visita acadêmica ao Tribunal de Justiça do Amapá. A visita proporcionou ao grupo uma experiência nova, um contato mais próximo com a realidade cotidiana das atividades desenvolvidas na Alta Corte da Justiça do Estado.
Na visita, o Desembargador Carmo Antônio de Souza – professor doutor em Direito Penal – após breve explanação sobre o funcionamento e estrutura do Poder Judiciário nacional e local, conduziu a visita pelo Tribunal. O grupo conheceu a estrutura física da instituição e os ambientes onde se desenvolvem as atividades administrativas e jurisdicionais, no âmbito do segundo grau de jurisdição.
A acadêmica Andréa Guardini Nogueira agradeceu a oportunidade de conhecer a estrutura da Corte de Justiça. “É bem diferente do que estamos acostumados a ver pela televisão. Por outro lado, é a primeira vez que venho ao Tribunal e estou feliz por estar aqui, e muito mais pelo fato de o Desembargador Carmo Antônio ser nosso professor. A experiência dele como magistrado tem contribuído muito para o aprendizado da turma”.
Sobre a importância de conhecer a sede da Justiça amapaense a acadêmica Fabiani Brito dos Santos sentiu-se honrada pelo convite e mais estimulada a estudar e aprofundar os conhecimentos no universo do direito, pois acredita que somente dessa forma poderá desenvolver bem sua futura profissão.
O Desembargador Carmo Antônio destacou a importância da visita salientando a dimensão democrática e social do Tribunal de Justiça do Amapá, quando abre as portas da instituição para a comunidade conhecer o seu funcionamento interno.
A visita dos acadêmicos ao Tribunal de Justiça contribui para que o Judiciário Amapaense cumpra a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que propõe a implantação pelos Tribunais de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. No Tribunal de Justiça do Amapá, desde 2011, foi implantado o programa Visibilidade e Transparência, que tem exatamente esse objetivo de aproximar a comunidade ao Judiciário.
Texto: Edson Carvalho
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial
Facebook: @Tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 28 Fevereiro 2013 08:49