Justiça leva ação de cidadania à Comunidade Terapêutica Monte Tabor

--jornada-tabor 132

A Comunidade Terapêutica Monte Tabor ficou bastante movimentada com a presença da Justiça Itinerante Terrestre em diversos atendimentos que realizou aos internos do centro, em parceria com a Casa de Justiça e Cidadania, programa Pai Presente, MP Comunitário, Comissariado da Infância e Juventude, Polícia Técnica e órgãos federais. (VISUALIZAR FOTOS)

 

--jornada-tabor 124Um dos atendimentos foi uma solicitação extrajudicial de Cláudio Amoras Silva dos Santos (41 anos). Por causa do alcoolismo e envolvimento com a droga ele perdeu o emprego, o lar e a família. Há três anos no Monte Tabor, surgiu a oportunidade de emprego em uma hidrelétrica no município de Ferreira Gomes.

--jornada-tabor 129Apesar de possuir habilitação prática, faltava a habilitação técnica para ser admitido. Por esse motivo, perdeu a oportunidade de trabalho. Ele procurou atendimento e o responsável pela jornada, juiz Marck Willian Madureira, providenciou o encaminhamento para que o rapaz participe do curso pretendido, no Senai. “Estou muito feliz por esse encaminhamento e pela força que a Justiça está me dando”, agradeceu Cláudio.

--jornada-tabor 37As pessoas que chegam ao Monte Tabor são àquelas que estão em grupos de risco, e em completo abandono familiar e social. Há 24 anos com o lema “Resgatando Vidas”, o centro já atendeu cerca de 13 mil pacientes. Segundo informações do responsável pela entidade, o psicólogo químico Tom Sobral, 60% desse número foi recuperado.

Nesse período de funcionamento, famílias de internos foram se instalando para que a eficácia do tratamento fosse alcançada. Houve também a instalação na comunidade de alguns comércios de gêneros alimentícios.

--jornada-tabor 84Durante a Jornada Terrestre, os Comissários da Infância visitaram os estabelecimentos, entregaram panfletos e cartazes educativos e orientaram os proprietários dos estabelecimentos acerca das proibições, dentre elas, a venda de bebida alcoólica para menores.

--jornada-tabor 20Na itinerância, pelo menos 44 segundas vias de certidões de nascimentos foram solicitadas, registros tardios de nascimentos, cartões do Sus, registro de identidade, reconhecimento de paternidade e palestras educativas sobre assuntos previdenciários e trabalhistas.

--jornada-tabor 45O juiz Marck Willian destacou a relevância da ação, na medida em que o atendimento ao cidadão ocorre no seu próprio ambiente de convivência. “É a prestação da jurisdição in loco. O juiz sai do âmbito forense, de seu gabinete, para atender pessoas que estão distante dos olhos da sociedade. O Monte Tabor é uma comunidade de pessoas em recuperação, que tomou uma proporção enorme e precisa da assistência do Judiciário”, finalizou.

Macapá, 19 de Maio de 2015

Texto e fotos: Edson Carvalho

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD