O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça do Amapá lança o Programa Vamos Juntos, executado pelo Juizado da Infância

--vamos juntosNa manhã desta sexta-feira (15), o auditório do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Leal de Mira, foi palco do lançamento do Programa Vamos Juntos. A ação é do Juizado da Infância e Juventude- Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socieducativas e possui parceria da ACIA, SEBRAE e Instituto Inova. (VISUALIZAR FOTOS)

 

--vamos juntos 11O objetivo do programa é proporcionar um conjunto de ações aos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e também atender jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas educativas, treinamentos e capacitação profissional de jovens para inserção no mercado do trabalho.

--vamos juntos 13Na abertura da solenidade, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado de forma emocionante pelas cantoras Kassi e Ingrid Sato, acompanhadas por Dilean Monpér, no piano.

--vamos juntos 19O juiz Luciano Assis, titular da Vara do Juizado da Infância e da Juventude- Áreas de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas-, destacou que o lançamento do programa se deve em muito ao trabalho e esforço da equipe de servidores do Juizado da Infância e Juventude e a participação ativa da juíza de Direito, Ilana Luongo.

“A nossa equipe técnica e a juíza Ilana, que estava responsável pela Vara do Juizado da Infância e da Juventude- Áreas de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas, merecem nossos parabéns. Essa ação vai além, ela significa um projeto de vida que queremos mostrar não só para o Amapá, mas sim para o Brasil. O verdadeiro caminho é apontar os jovens para o mercado de trabalho e do conhecimento. Muito se fala em redução da maioridade penal, mas nós não queremos trancafiar esses jovens, queremos dar oportunidades de melhoria de vida”, ressaltou o magistrado.

--vamos juntos 15O diretor de Estudos, Projetos e Pesquisa da Associação Comercial e Industrial do Amapá, Antônio de Oliveira Carlos, disse que é uma honra estar atuando com o Programa Vamos Juntos.

“Juntamente com a Justiça do Amapá e parceiros, buscamos a formação e difusão para que esses jovens tenham a possibilidade de serem inseridos no mercado de trabalho e com isso terem um futuro promissor em nossa sociedade amapaense”.

--vamos juntos 16A Presidente Executiva do Instituto Inova, Fabíola Ribeiro, informou que o instituto é uma instituição não-governamental sem fins lucrativos e genuinamente amapaense e por está atuando em apenas um ano é importante estar nessa missão, que é encaminhar os jovens na condição de estagiário ou aprendiz para o mercado de trabalho.

“Para o Instituto Inova ser parceiro do Tribunal de Justiça é uma honra. Nosso papel nesse programa será de capacitar os jovens, queremos encaminhá-los para o mercado. Nosso Instituto cuida de toda a parte legal do programa, o estagiário terá seguro de vida, fundo de assistência ao jovem, caso sofra algum acidente, e a cada três meses realizaremos qualificações com eles”.

--vamos juntos 17Para o Diretor Jurídico da Associação Comercial e Industrial do Amapá, Antônio Aparecido, foi importante abraçar a causa proposta pelo Juizado. Para ele, a sociedade como um todo tem que cumprir seu papel.

“Fazer parte desse trabalho social é torcer para que os jovens escolham esse caminho, pois na maioria das vezes eles escolhem o caminho errado pela falta de orientação e queremos orientá-los para um bom caminho, oferecendo uma boa oportunidade dentro do mercado de trabalho”.

--vamos juntos 18O Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Mateus Silva, ressaltou que além de capacitação para o empreendedorismo, o Programa Vamos Juntos deixará para os jovens o dom do conhecimento.

“É por meio do conhecimento que modificamos nossas vidas e nos desenvolvemos cada vez mais. Assim, nossa caminhada só pode ser de vitórias, agora depende de cada um. Temos que ter a vontade de fazer o diferente”.

--vamos juntos 8A Coordenadora Estadual da Infância e Juventude, Desembargadora Stella Ramos, destacou que o Juizado da Infância e da Juventude- Áreas de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas, desenvolveu gradativamente a sua identidade no Amapá, e agora sob a responsabilidade do juiz Luciano Assis, junto com a experiência da Equipe Técnica, passará a executar com cada vez mais eficiência suas atividades.

“O juiz Luciano Assis possui uma experiência de 24 anos de magistratura, e o Juizado da Infância e da Juventude não poderia está em melhores mãos. Junto com a sua equipe, com certeza criarão outros projetos sempre visando atender esse público que merece um cuidado e sensibilidade maior da sociedade. Agradeço a presença de todos os presentes, aos nossos parceiros e as famílias desses jovens que querem mudar de vida”.

--vamos juntos 24O Corregedor-Geral de Justiça e Presidente do Fundo de apoio aos Juizados da Infância e Juventude do Amapá, Desembargador Carmo Antônio, concluiu dizendo aos adolescentes que o lançamento do Programa Vamos Juntos é também um momento de reflexões em suas vidas.

“Mudar o destino é capacidade de poucas pessoas. Infelizmente temos aqui adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, e eu penso que uma ação como essa, pode mudar as suas histórias de vida. Acredito que esses cursos ministrados serão uma porta aberta a novas oportunidades e o céu é o limite. O Tribunal de Justiça do Amapá, juntamente com o SEBRAE/AP, ACIA, e Instituto Inova acreditam efetivamente que o futuro de todos pode ser mudado e queremos dar o apoio que precisarem em qualquer momento”.

--vamos juntos 26Ainda dentro da programação de lançamento do Programa, a Desembargadora Stella Ramos realizou a entrega simbólica do kit do curso à jovem Carolina Carvalho, que recebeu o material.

--vamos juntos 35A solenidade encerrou com a execução da Canção do Amapá, interpretada pela cantora Ariel.

--vamos juntos 3O Programa Vamos Juntos será desenvolvido em quatro etapas. No primeiro momento, a equipe psicossocial do Juizado da Infância e Juventude realizará oficinas educativas com diferentes temáticas. Serão 65 jovens na faixa de 14 a 21 anos que participarão no período de maio de 2015 a maio de 2016.

-Macapá, 15 de maio de 2015-

Texto: Hugo Reis

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD