Justiça Itinerante Fluvial leva serviços de vacinação e aposentadoria ao Bailique
A Jornada, que já está na sua 114ª edição, tem o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da população ribeirinha, levando o Juiz e colaboradores aonde o povo está; além de disponibilizar outros serviços de órgãos parceiros que atendem ao chamado do TJAP.
Dentre estes órgãos esteve a Prefeitura de Macapá, que enviou três servidores da Secretaria Municipal de Saúde para levar vacinação às crianças, jovens e adultos daquelas ilhas.
Munidos de isopores, seringas e agulhas descartáveis, além de muita boa vontade e contando com todo o apoio da Justiça do Amapá, que além da “carona” também cedeu freezers para a conservação das doses de vacinas, aqueles profissionais destacaram a importância da parceria.
“Acredito que nosso trabalho foi um sucesso, pois conseguimos imunizar quase 450 pessoas, nas quais aplicamos cerca de 800 vacinas, dentre os 16 tipos que foram levadas – tétano, sarampo, febre amarela, hepatite e até mesmo a novidade HPV”, comentou o técnico da Semsa, Raimundo Vilhena Furtado.
A adesão da população à campanha surpreendeu. Nas Vilas Progresso e Macedônia, as maiores do arquipélago, foram atendidas 300 pessoas no Centro Comunitário, o que levou a SEMSA a solicitar uma nova remessa de doses das vacinas, que chegaram por meio de um outro barco que alcançou o da Justiça Itinerante no meio do rio, no caminho para a Vila de Limão do Curuá.
Nesta vila, também foi atendido um número significativo de crianças e adultos (60), desta vez na Escola Municipal. Por fim, na Vila de Itamatatuba, a campanha de vacinação se despediu, prometendo voltar após imunizar 74 pessoas. “Sempre que a Justiça nos chamar, vamos procurar atender, e tentar trazer paracetamol para aliviar o incômodo das crianças após a picada”, disse Raimundo.
Já o INSS se fez presente por meio da técnica do seguro social Marlene Barreto Rolla, que também realizou atendimentos previdenciários à população em geral tanto no Centro Comunitário de Vilas Progresso e Macedônia como nas escolas municipais e estaduais de Limão do Curuá e Itamatatuba, que cederam seus espaços pensando no bem-estar da comunidade. As principais demandas foram as aposentadorias rurais, e quem já tinha seus documentos mínimos em mãos iniciava o processo de aposentadoria ali mesmo.
A servidora Marlene completou: “sinto-me imensamente satisfeita por participar dessa brilhante Jornada, e quando for convidada, aceitarei feliz”, afirmou.
O juiz Erick Conti, designado para presidir esta viagem, falou sobre a satisfação de levar a saúde ao ribeirinho e a previdência ao idoso. “A Justiça Itinerante não se resume à instrução de processos, realização de audiências, decisões e sentenças. Somos também um instrumento de cidadania, e sou grato por poder fazer parte desse projeto tão bonito”, concluiu.
-Macapá, 28 de abril de 2015-
Colaboração: juiz Erick Conti
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 28 Abril 2015 07:43