Jornada Itinerante Fluvial: um instrumento que leva justiça e cidadania aos moradores do Arquipélago do Bailique
A Justiça do Amapá realizou mais uma ação Itinerante Fluvial ao Distrito do Bailique, arquipélago localizado ao Norte de Macapá, e cujo acesso somente se realiza por meio de embarcações. (VISUALIZAR FOTOS)
A Jornada, que já está na sua 114ª edição, tem o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da população ribeirinha, levando o juiz e colaboradores aonde o povo está; além de disponibilizar outros serviços de órgãos parceiros que atendem ao chamado do TJAP, como o INSS e a Prefeitura de Macapá.
Desta vez, a estrutura montada pelo TJAP contou com cerca de 50 pessoas, que partiram do canal de Jandiá rumo àquelas ilhas, aproveitando a maré, e navegaram cerca de 12 horas até chegar em Vila Progresso e Macedônia, as duas primeiras comunidades a serem atendidas.
O juiz Erick Conti, designado para presidir a Jornada, destacou a importância do trabalho realizado pelo TJAP. “A Justiça Itinerante tem papel fundamental na consolidação da confiança do jurisdicionado no Poder Judiciário, porque ela leva a presença física do Magistrado até o local onde ocorreram os fatos narrados no processo, tornando-se muito mais fácil a compreensão da questão posta em apreciação”, destacou.
O magistrado disse ainda que além disso, muitas demandas são ajuizadas verbalmente pelo cidadão na própria secretaria do barco, que as transforma em processo e de imediato são feitas as intimações e, comparecendo as partes, a audiência, muitas vezes com a sentença sendo proferida ali mesmo, apenas algumas horas após o início do trâmite do feito.
“A celeridade da resposta à questão é extremamente gratificante para nós, mas com certeza é ainda mais para quem dela necessitava, o que contribui muito para a credibilidade da Justiça do Amapá”, afirmou satisfeito. E completou: “foram feitas também audiências públicas nas quais a comunidade apresentou sugestões e reclamações que serão repassadas aos órgãos competentes.”
O coordenador administrativo da jornada, servidor Rubens Gomes, salientou o papel dos demais órgãos que compuseram a equipe. “Foi muito bom poder contar com a presença da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá, que designou uma equipe para levar 16 tipos de vacinas até a população do Bailique, imunizando quase 450 pessoas, entre crianças, jovens e adultos; além do INSS, que realizou diversos atendimentos relacionados principalmente à aposentadoria rural, e da vigilância sanitária, que apreendeu mercadorias irregulares e autuou estabelecimentos comerciais por infrações às regras de proteção da saúde”, encerrou.
No decorrer da semana, o TJAP irá mostrar um pouco mais do trabalho realizado nesta 114ª Jornada da Justiça Itinerante Fluvial.
-Macapá, 27 de Abril de 2015-
Colaboração: juiz Erick Conti
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 27 Abril 2015 04:53