Núcleo de Conciliação da Justiça do Amapá vai realizar Workshop sobre mediação de conflitos
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP) realizou a primeira reunião de trabalho para definir o planejamento estratégico para a realização do I Workshop que terá como temática a “Mediação de Conflitos e seus Resultados”.
De acordo com a servidora e instrutora do NUPEMEC/TJAP, Sônia Ribeiro, o objetivo do workshop é trocar informações com a Justiça de 1º Grau, sobre as ações movidas nas Varas Cíveis, Família, Infância e Juventude, Criminais, Juizados Especiais das Comarcas de Macapá e Santana, e ainda, da Turma Recursal.
“Temos que sensibilizar nossos servidores e magistrados para esse novo momento que vive o Judiciário brasileiro. A presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, quer que todos estejam envolvidos neste grande projeto. Ela deseja também que a população tenha conhecimento dos serviços oferecidos pela nossa Justiça. E o meio mais rápido de se chegar ao resultado desejado é tornar nosso servidor um multiplicador das nossas ações” explicou.
Para isso foi definido que o NUPEMEC/TJAP vai realizar também o trabalho de sensibilização para servidores nas Comarcas do Interior do Estado, para divulgar e semear essa nova cultura de solução de conflitos.
Durante o encontro foi criado o “Grupo de Trabalho de Sensibilização, Formação, Supervisão e Estudos em Métodos Consensuais de Conflitos”, composto pelas servidoras Sônia Ribeiro, Rosemary Palmerim, Enilda Ramos e Maria da Conceição Meireles e do consultor técnico Mário Mendonça, sob a coordenação da juíza Joenilda Lenzi, que é membro do NUPEMEC/TJAP e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Macapá (Central de Conciliação)
“Estamos empenhados em dar todo o suporte e treinamento necessários, para que possamos cumprir as metas estabelecidas no cronograma estratégico do NUPEMEC/TJAP. O primeiro passo é formar novos multiplicadores e em seguida, traçar os objetivos, fazer parcerias envolvendo todo o Judiciário nessa nova metodologia de solução de conflitos. Com isso acreditamos, que até o final do ano vamos colher resultados bastante positivos”, destacou a Juíza Joenilda Lobato.
O Workshop será realizado dia 27 de abril no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Macapá no horário das 15h00 as 17h00 e terá como público alvo, servidores da Justiça Estadual.
Durante o evento haverá oficinas de pais e filhos, ciclos restaurativos, informação sobre o FONAMEC, e uma palestra que terá como tema: “a Família".
“Vamos estudar a possibilidade de aproveitar nossa estrutura logística da Justiça Itinerante, para realizarmos esse trabalho junto às comunidades dos 16 municípios amapaenses. Somos sabedores que a grande maioria dessa população não sabe que pode resolver seus conflitos de forma rápida e sem briga judicial”, concluiu a presidente do TJAP desembargadora Sueli Pini.
-Macapá, 24 de abril de 2015-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Andréa Maciel
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 24 Abril 2015 05:31