Justiça do Amapá inaugura Central de Conciliação na Faculdade Estácio e busca descentralizar as atividades do Judiciário
O Tribunal de Justiça do Amapá inaugurou mais um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos. Desta vez foi na Extensão Faculdade Estácio Amapá. O objetivo é desenvolver a prática da conciliação no Estado e descentralizar o Judiciário, deixando-o mais próximo da população. (VISUALIZAR FOTOS)
A conciliação faz parte da política de desjudicialização trabalhada pela atual gestão. Atuando como forma de extensão do Tribunal, o Centro de Conciliação Estácio ajudará a resolver conflitos que não precisam tornar-se processos e serem julgados.
Para a Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, inaugurar os centros como extensão do Judiciário é de extrema importância. “No futuro o ideal é que tenhamos uma Central de Conciliação em cada bairro da cidade. Pouca parte da demanda precisa chegar ao Judiciário, a maioria pode ficar na mesa de negociação”.
O Diretor da Faculdade Estácio Amapá, Neilson José Marques da Silva, ressaltou a relevância de firmar acordo com o Judiciário, visto que representa benefícios para os acadêmicos e para a comunidade do entorno da Instituição.
“A população pode nos procurar, vindo pessoalmente ao nosso Setor de Prática Jurídica, onde nossos acadêmicos farão uma triagem e encaminharão para o setor especifico”, explica o Diretor.
A Coordenadora da Central de Conciliação, Juíza Joenilda Lobato, comemorou a inauguração de mais uma central. A magistrada acredita na importância da aproximação com a população e com os estudantes.
“É importante que comecemos a expandir esse trabalho da Central de Conciliação. A inauguração dessas centrais dá oportunidade para que as pessoas possam chegar ao Judiciário. Estamos muito felizes, esse é apenas o começo”.
O Presidente da OAB/ AP, Paulo Henrique Campelo, elogiou a atuação da Desembargadora Sueli Pini no papel de incentivar a prática de conciliar. “Esta é uma forma de incentivar a pacificação, pois sabemos que a conciliação é a resolução imediata para o caminho da Justiça e atendimento aos anseios da população”, declarou.
Os acadêmicos e demais profissionais participarão de cursos e capacitações para prestar um serviço de qualidade à população, através de mediações bem sucedidas em que ambas as partes saiam satisfeitas.
-Macapá, 09 de Abril de 2015-
Texto: Andréa Maciel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 09 Abril 2015 05:07