TJAP inaugura Central de Conciliação e reinaugura o Núcleo de Prática Jurídica na UNIFAP
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá inaugurou o Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania – Central de Conciliação/ Núcleo de Mediação Universitária e reinaugurou o Núcleo de Práticas Jurídicas, ambos na UNIFAP. (VISUALIZAR FOTOS)
O objetivo do Centro e do Núcleo é dar ênfase ao ato de conciliar e ao trabalho com a comunidade escolar. Assim o Tribunal, com sua política de priorizar a Conciliação, terá este local como ponto de capacitação de novos mediadores.
A relação entre o TJAP e a academia de modo geral é de longa data. Somente com a Universidade Federal do Amapá este laço se estende há 25 anos.
Para a Vice-Reitora da Unifap, Adelma Barros, esta parceria é bem vinda devido à eficiência no trabalho desenvolvido. “Nós sabemos que o TJAP possui como principal característica, a rapidez na resolução dos conflitos. Deste modo parabenizamos pela iniciativa de criação deste Centro e reafirmamos o nosso desejo de mantermos essa parceria por outras longas décadas”, afirmou.
O Vice-Presidente do TJAP, Desembargador Raimundo Vales, que no evento representou a Presidente do TJAP e Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação Desembargadora, Sueli Pini, enfatizou a importância que a gestão atual sinaliza para as mediações e solução de conflitos, em conjunto com o ambiente acadêmico.
“Eu atuo nesta Universidade há 23 anos, contribuindo e aprendendo com os alunos. Essa inauguração mostra a importância que damos à conciliação, à academia e à universidade. É importante que os acadêmicos tenham contato não somente com a teoria, mas também com a prática”, disse o magistrado.
O juiz João Guilherme Lages destacou que a inauguração da Central e a reinauguração do Núcleo irão proporcionar mais aproximação entre Judiciário, comunidade acadêmica; além de facilitar o acesso dos moradores das proximidades aos serviços da Justiça.
A Diretora da Escola Antônio Messias, Morgana Almeida, que esteve presente na cerimônia, acredita que este Centro poderá ajudar em seu trabalho. “Esse projeto é de suma importância para a comunidade em geral, pois com ele, os problemas não ficarão centrados nas escolas e conseguiremos solucioná-los juntos”, relatou.
De acordo com a Coordenadora da Central de Conciliação, Juíza Joenilda Lobato, priorizar a conciliação no âmbito escolar e proporcionar a capacitação dos professores dos bairros próximos a Universidade é a principal função deste Núcleo. “Queremos que os professores trabalhem a Conciliação dentro do ambiente escolar” disse a juíza.
Também estiveram presentes na cerimônia procuradores, promotores, juízes, servidores do Judiciário, comunidade acadêmica e diretores de escolas adjacentes.
Nesta quarta, a Justiça do Amapá inaugura mais uma Central de Conciliação. A solenidade ocorrerá às 15 horas na Faculdade Estácio Amapá (FAMAP).
Macapá, 08 de Abril de 2015-
Texto: Andréa Maciel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 08 Abril 2015 05:36