Sistema Investigação de Movimentações Bancárias é apresentado a magistrados e servidores do Judiciário
Magistrados e servidores acompanharam a apresentação do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA). O novo software permite o tráfego via Internet de dados bancários em casos de quebra de sigilo, conferindo maior segurança, melhor gerenciamento e maior agilidade na sua análise. (VISUALIZAR FOTOS)
Desenvolvido pela Procuradoria Geral da República (PGR), o SIMBA é um sistema gratuito que tem como objetivo facilitar o recebimento e processamento das informações sobre movimentações bancárias fornecidas por instituições financeiras, nos casos em que o juiz determina a quebra de sigilo bancário.
O sistema consiste na estratégia nacional de combate à corrupção e a lavagem de dinheiro, e tem a missão de disponibilizar e disseminar a utilização de tecnologia na análise de dados na quebra de sigilo bancário e padronizar a verificação de dados, transformando e facilitando os serviços.
Segundo o juiz Décio Rufino, o sistema ajudará a finalização dos processos que envolvam combate à corrupção e lavagem de dinheiro, dando maior eficácia as investigações policiais e administrativas a respeito do tema.
“A nossa participação, enquanto magistrado, é no sentido de desmitificar o uso do programa, até porque ao cumprimento tempestivo das ordens por parte do sistema bancário nacional é imprescindível que constem dos mandados alguns requisitos e detalhamentos técnicos”, ressaltou.
O corregedor-geral, Desembargador Carmo Antônio de Souza, informou que encaminhará uma solicitação à presidente do TJAP para agendar uma reunião com todos os magistrados e representantes do Ministério Público para que a ferramenta do SIMBA seja enfim levada ao conhecimento de todos os segmentos da nossa Justiça Estadual.
-Macapá, 07 de abril de 2015-
Texto: Daniel Alves
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: wwwflickr.com/photos/t jap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 07 Abril 2015 05:09