O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Núcleo de Conciliação da Justiça do Amapá define ações para o novo biênio

0reuniao nupemec 2

 

A reunião ordinária do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP) foi o momento para que os membros pudessem expor o andamento de suas ideias e metas, além de estipular a agenda de ações para 2015 e 2016. (VISUALIZAR FOTOS)

 

0reuniao nupemec 12Dentre as ações, estão previstos treinamento e capacitação; elevação à condição de Central de Conciliação os setores de conciliação dos juizados especiais; avaliação das semanas estaduais de conciliação, entre outros.

A Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, que também preside o Núcleo, desembargadora Sueli Pini, exaltou as ideias expostas e as decisões tomadas, como a criação de um Manual do Conciliador que servirá de guia para juízes, servidores e conciliadores. Este manual estará disponível no Portal do TJAP.

“A reunião é imporreuniao nupemec 26tante, porque é neste momento que fixamos metas, fazemos uma agenda de trabalho e tiramos daqui todo um comprometimento. Conseguimos fazer deliberações importantes para consolidar a política de conciliação do Judiciário amapaense, que é uma das prioridades da nossa gestão. Precisamos melhorar as metas e os nossos números de conciliações, e não só olhar para a quantidade, mas também a qualidade da nossa conciliação”, esclareceu a Presidente.

Outra medida será manter a Oficina de Parentalidade e Divórcio, e a capacitação dos juízes do interior para estas oficinas. Nomes de alguns Membros do NUPEMEC foram substituídos e redefinidos.


0reuniao nupemec 1A juíza coordenadora da Central de Conciliação, Joenilda Lobato, fez algumas explanações, dentre elas a necessidade de uma capacitação para novos mediadores, devido à grande demanda. “Conciliar não é para qualquer um, você precisa ter o perfil certo. Por isso, precisamos deste curso para que, além de passar os ensinamentos, possamos treinar e observar de perto os novos conciliadores”, disse a juíza.

reuniao nupemec 18O novo sistema da conciliação pré-processual foi apresentado e a equipe responsável presidida pela servidora Ana Marinho explicou que este será o mesmo do TUCUJURIS, sendo apenas incorporado ao atual.

As Universidades FAMAP e UNIFAP integrarão o processo pré-processual através do Núcleo de Mediação Universitária (NUMED) e brevemente haverá a criação de programa de rádio voltado para a conciliação.

reuniao nupemec 13O NUPEMEC foi criado pela resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça em 2010. Trata-se do órgão que trabalha a política pública de conciliação e mediação em todo o Estado. Para isso são escolhidos alguns membros (juízes e servidores) e é presidido por um desembargador.

reuniao nupemec 11“Enquanto o núcleo é o órgão que define a política estadual de conciliação no âmbito do TJAP, as centrais de conciliação são os órgãos de execução. Por enquanto só temos uma central que é coordenada pela juíza Joenilda Lobato, mas brevemente serão elevadas à condição de central os núcleos de conciliação dos juizados na capital e nos Fóruns das comarcas do interior”, explicou a servidora Sônia Ribeiro.

Macapá, 25 de Março de 2015-
Texto: Andréa Maciel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD