Juizado da Infância e da Juventude inspeciona CESEIN para verificar cumprimento de recomendação

-inspeciona 26

 

O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá - Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas  e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude-CEIJ/TJAP realizaram mais uma fiscalização no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (CESEIN).

-inspeciona 25A ida ao centro foi para verificar o cumprimento das recomendações feitas pela Justiça Estadual junto ao Poder Executivo, no que tange a instalações físicas da unidade, limpeza, manutenção, iluminação, segurança e tratamento dado aos adolescentes internos na instituição.

-inspeciona 6Na ocasião foram constatadas a manutenção das irregularidades detectadas. Entre elas, o sucateamento do patrimônio público (carros e equipamentos de panificação e refrigeração), alojamentos dos internos totalmente danificados, sujos e fétidos, quatro guaritas de segurança desguarnecidas, lixo que contribui para a proliferação de doenças, colocando em risco a saúde dos internos, lama e deficiência na iluminação, recursos humanos incompatível com o número de socioeducandos acolhidos, banheiros desativados por falta de manutenção, infiltrações, goteiras e alojamentos sem proteção.

-inspeciona 27Em todos os alojamentos visitados, os adolescentes dormem em camas de pedra sem colchão. As necessidades fisiológicas dos internos são feitas na maioria das vezes dentro de sacos plásticos e depois são jogadas por eles para fora dos alojamentos através das grades, porque os banheiros estão quase todos entupidos. Sem falar das infiltrações, muitas goteiras e o pior, a água da chuva que entra pelas grades e inunda a área de internação por falta de janelas.

-inspeciona 3Foram detectados também pela equipe, dezenas de garrafas pet e diversos pneus velhos espalhados no pátio de entrada da instituição, que podem contribuir para a proliferação do mosquito da dengue, colocando em risco a saúde dos internos.

-inspeciona 16A Gerência do núcleo também apresentou à juíza algumas armas e artefatos de fabricação artesanal produzidos pelos internos. São estoques, serras, além de celulares e outros objetos que chegam até aos adolescentes, através de visitas feitas por parentes, ou jogados por cima do muro da instituição que dá acesso ao Conjunto Mucajá.

-inspeciona 10A juíza Ilana Luongo, em todas as áreas inspecionadas, verificou a continuidade dos problemas encontrados nas visitas anteriores realizadas pela equipe do Juizado. “Poucas modificações foram feitas. A meu ver, a situação está bem pior do que antes. Estou muito preocupada com o estado de abandono que se encontra hoje o CESEIN”, enfatizou a magistrada.

-inspeciona 14Segundo a magistrada, o próximo passo será instauração de procedimento administrativo para judicialização. Em seguida, será feita a notificação para que seja apresentada a devida contestação pela parte notificada, para que ela tome ciência do fato e possa efetuar as devidas providências cabíveis.

-Macapá, 23 de março de 2015

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícia

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD