Biblioteca do Juizado da Infância oferece espaço multiuso para crianças e adolescentes
A Biblioteca Central do Juizado da Infância e da Juventude- Área Cível e Administrativa, localizada no 2º andar do Fórum Desembargador Leal de Mira, tem a finalidade de socializar o Direito da Criança e do Adolescente por meio de um espaço cultural multiuso.
Por meio da Portaria Judicial nº 002/2008-JIJ/MCP que oficializa os programas, projetos, ações, serviços e atividades pedagógicas e culturais do Núcleo-Sede da Biblioteca do Juizado, o espaço dispõe de serviços afins, como a confecção de blocos para anotação, por exemplo, onde são utilizados materiais recicláveis.
O Núcleo sede da Biblioteca recebe em média sete a dez visitas semanais, e está aberta ao público em horário normal de expediente, das 07h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira, salvo os dias em que a equipe precisa ausentar-se para as programações externas, normalmente nas sextas-feiras.
A Biblioteca Pública do Juizado além de possuir um espaço reservado à leitura, conta ainda com um acervo literário voltado às atividades de projetos. Por outro lado, o núcleo possui também obras do mundo jurídico e de outras áreas humanas, muitas dessas obras jurídicas foram doadas por juízes e advogados e, outros livros, por colaboradores, para enriquecer o acervo bibliográfico.
O acervo literário infanto-juvenil, envolvendo DVD´s, possui um quantitativo de 915 obras e a área jurídica, possui 2001 títulos bibliográficos.
O titular do JIJ- Área cível e Administrativa, Juiz César Augusto Souza Pereira, falou da importância da Biblioteca. “O Núcleo integra o Organograma Institucional do Juizado da Infância, e enquanto espaço, é privilegiado para difusão de conhecimento troca de saberes, estímulos à pesquisa e ao estudo. Os serviços fornecidos pela Biblioteca pública do Juizado baseiam-se na igualdade de acesso para todos, independente de idade, etnia, religião ou status social, ou seja, atendemos um público diversificado, desde advogados, serventuários, estagiários/bolsista a alunos de escolas públicas, entre outros”.
Anteriormente, o Núcleo funcionava enquanto Pólo Móvel da Biblioteca Itinerante até julho de 1998. E outubro de 2002 foi repaginado no Fórum de Macapá para o Projeto “Livre pelo Livro” em parceria com a Academia Literat & Cultura Jurídica e Instituto Villa Césaris.
Os coordenadores do projeto “Livre pelo Livro”, que é desempenhado na Biblioteca, realizam atividades pedagógicas, por meio da leitura, com crianças e adolescentes das periferias da cidade. A intenção é disseminar a leitura como forma de inclusão social e cultural.
Macapá, 16 de Março de 2015-
Texto: Adrielle Lopes
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Rádio: 630 AM- Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 16 Março 2015 04:33