Parceria entre TJAP e CEREST vai beneficiar servidores da Justiça
O Poder Judiciário do Amapá, através do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGESP), busca sempre proporcionar aos seus serventuários melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida por meio da prevenção e vigilância.
E como ação concreta a este propósito o DEGESP manteve contato com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), para dar início a uma parceria em um projeto que possui como unidade piloto o Juizado Virtual.
Segundo a Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Rosilene Campos, o Tribunal elaborou projetos de saúde e qualidade de vida, em conformidade com o proposto no Planejamento Estratégico do TJAP 2010/2015, ligados ao Programa Saúde da Organização, das Pessoas e do Trabalho, o que tem norteado a realização das ações de saúde nos últimos anos.
A partir da parceira com o CEREST, pretende-se elaborar um plano de ação que contemple o diagnóstico das condições laborais do Juizado Virtual, para que sejam traçadas ações preventivas e curativas e, futuramente, estender às demais unidades.
“Sem dúvida a virtualização do processo judicial melhorou em muito a prestação jurisdicional, mas isso passou a exigir mais tempo do servidor no manuseio dos recursos de informática, o que levou a administração a se preocupar com a prevenção de doenças como LER/DORT entre outras ocasionadas pelo uso intensivo do computador”, explica Rosilene Campos.
A parceria foi proposta em reunião com a participação do Juiz Luciano Assis (Titular do Juizado Especial da Fazenda Pública), Rosilene Campos (Diretora do DEGESP); Diego França e Eliete Trindade (Técnico Judiciário e Assistente Social); Ruth Gigliola (Representante da Diretoria do Fórum Virtual); Assunção de Maria Rocha Lima (Gerente-Geral do CEREST); Rodiene Moraes (Enfermeira/CEREST) e Simone Patrícia (Terapeuta Ocupacional/CEREST).
“Com o auxilio do Cerest teremos a oportunidade de assegurar aos servidores e magistrados os cuidados com a saúde física, hoje afetada pelo exercício de suas atividades sem os cuidados necessários no tocante à postura laboral, com as lesões decorrentes dos esforços repetitivos, que muito contribuem para o afastamento do trabalhador. O acompanhamento dessa equipe técnica nas rotinas de trabalho do TJAP fará com que novas condutas venham a garantir qualidade de vida aos servidores e magistrados”, destacou o juiz Luciano Assis.
A atenção à saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário foi tema de consulta pública realizada pelo Conselho Nacional de Justiça no período de outubro a novembro de 2014. Trata-se de uma proposta de Resolução que pretende instituir a Política de Atenção Integeral à Saúde de Magistrados e Servidores do Judiciário, que tem o objetivo de normatizar princípios e diretrizes nacionais, instituir a Rede de Atenção à Saúde e coordenar e integrar as iniciativas na área.
A promoção da qualidade de vida nas organizações modernas incide na retenção de talentos, motivação dos colaboradores, diminuição da rotatividade de pessoal (turnover) e do absenteísmo, tendo como resultado final esperado a melhoria da qualidade de vida e das relações interpessoais, do trabalho e da produtividade.
O DEGESP/Serviço Médico alerta para a realização do check-up periódico, instituído pela Portaria nº 35020/2012, disponível no link http://www.tjap.jus.br/portal/images/stories/documentos/degesp/infgerais/P_35020-2012-GP_EXAMES.pdf
-Macapá, 30 de Janeiro de 2015-
Texto: Lázaro Gaya
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 30 Janeiro 2015 02:20