Plano e Cronograma de Ação definem trabalhos das Semanas Estaduais de Conciliação em 2015
A cultura de métodos alternativos de solução de conflitos continua sendo disseminada em todo o Estado do Amapá, através das Semanas Estaduais de Conciliação. Para definir quando e como as ações serão executadas ao longo do ano de 2015, um plano de ação foi lançado, juntamente com um cronograma, fruto do trabalho do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, do Judiciário amapaense.
A Desembargadora Sueli Pini, Presidente do Núcleo de Conciliação, disse que “as conciliações pretendidas durante essas semanas não são somente aquelas afetas às chamadas demandas processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça, mas, também, aquelas não judicializadas, quando o conflito não chegou ao Judiciário e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxilio de conciliadores e/ou mediadores”.
As ações das Semanas Estaduais da Conciliação envolverão os feitos da área de família, das Varas Cíveis, dos Juízos da Infância e Juventude e dos Juizados Especiais, da Capital e do Interior, além das Secretarias do 2 º Grau.
Para a execução destas ações algumas parcerias foram firmadas com órgãos como: Centro de Referência de Tratamento Natural; Faculdades de Enfermagem e de Fisioterapia; Comissariado da Infância e da Juventude; Faculdades de Direito; PROCON; DEFENAP; Ministério Público; OAB; SEED, dentre outros.
No Estado do Amapá, a política de conciliação vem sendo esculpida principalmente a partir da instalação dos juizados especiais, em 1996. Depois, pela Vara de Conciliação e Mediação, e agora com a instituição do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.
-Macapá, 11 de Fevereiro de 2015-
Texto: Lázaro Gaya
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quarta, 11 Fevereiro 2015 02:06