Ação de integração da melhor idade na Comarca de Tartarugalzinho
O mês de dezembro ficará marcado nas imagens digitais e na memória de centenas de idosos que participaram da AIMI - Ação Integrada da Melhor Idade, realizada pela Justiça do Amapá e parceiros, no Fórum da Comarca de Tartarugalzinho, distante 230 km de Macapá-AP. (VISUALIZAR FOTOS)
No início, era só um projeto para atender os idosos dentro da Semana da Conciliação Estadual, mas entre um serviço e outro, realização de palestras, e no final uma infinidade de atividades foram oferecidas, não só para os idosos da sede do Município de Tartarugalzinho, mas também para aqueles que vieram de comunidades distantes.
O Juiz Heraldo Costa, titular da Vara Única da Comarca de Tartarugalzinho, disse que para lidar com a terceira idade, é bom lembrar que eles acordam cedo e não se atrasam para os compromissos. “Por isso uma equipe com servidores do Município e do Judiciário desde o dia anterior se desdobrava para deixar tudo pronto para receber os idosos com música, água, alegria e um bom café da manhã”, ressaltou.
À medida que os idosos iam chegando, eram recebidos e encaminhados à triagem onde se verificava os serviços que precisavam, bem como era verificada a pressão arterial, peso e altura. Após, cada um era direcionado para seu atendimento.
Antes dos atendimentos, os idosos participaram de sessão de aquecimento, a fim de estarem mais dispostos para a ação ao longo do dia.
Enquanto os idosos eram atendidos, no Plenário do Júri eram realizadas palestras sobre direitos, previdência, abusos cometidos contra idosos e sexualidade. Ao mesmo tempo realizavam-se audiências conciliatórias, atendimento e orientação pela equipe do Juizado e do INSS. Cada idoso e acompanhante recebia uma cartilha com demonstrativo de todos os direitos e uma camisa para identificar que participou da ação.
Ao lado das palestras, consultas, vacinas e testes havia lugar para a beleza, onde os idosos eram atendidos com corte de cabelo, pintura e escova, serviço feito por voluntários da cidade. Também, por voluntários, veio a sonorização do ambiente, para deixar todos mais à vontade.
O Juiz Heraldo Costa disse que foi um prazer para o Judiciário realizar uma ação como essa. “Os idosos merecem todo carinho e atenção dos poderes públicos e devemos sempre ter políticas públicas para facilitar e melhorar a vida dessa faixa etária. Muitas ações são feitas para os diversos segmentos e dessa vez a Comarca resolveu prestigiar os idosos, que já contribuíram muito com a sociedade e que agora merecem um tratamento especial”, finalizou o magistrado.
Macapá, 23 de dezembro
Colaboração: Juiz Heraldo Costa
Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 23 Dezembro 2014 03:03