O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Ação de integração da melhor idade na Comarca de Tartarugalzinho

0projeto idoso 14

O mês de dezembro ficará marcado nas imagens digitais e na memória de centenas de idosos que participaram da AIMI - Ação Integrada da Melhor Idade, realizada pela Justiça do Amapá e parceiros, no Fórum da Comarca de Tartarugalzinho, distante 230 km de Macapá-AP. (VISUALIZAR FOTOS)

 

0projeto idoso 19No início, era só um projeto para atender os idosos dentro da Semana da Conciliação Estadual, mas entre um serviço e outro, realização de palestras, e no final uma infinidade de atividades foram oferecidas, não só para os idosos da sede do Município de Tartarugalzinho, mas também para aqueles que vieram de comunidades distantes.

0projeto idosoO Juiz Heraldo Costa, titular da Vara Única da Comarca de Tartarugalzinho, disse que para lidar com a terceira idade, é bom lembrar que eles acordam cedo e não se atrasam para os compromissos. “Por isso uma equipe com servidores do Município e do Judiciário desde o dia anterior se desdobrava para deixar tudo pronto para receber os idosos com música, água, alegria e um bom café da manhã”, ressaltou.

0projeto idoso 2À medida que os idosos iam chegando, eram recebidos e encaminhados à triagem onde se verificava os serviços que precisavam, bem como era verificada a pressão arterial, peso e altura. Após, cada um era direcionado para seu atendimento.

Antes dos atendimentos, os idosos participaram de sessão de aquecimento, a fim de estarem mais dispostos para a ação ao longo do dia.

0projeto idoso 6Enquanto os idosos eram atendidos, no Plenário do Júri eram realizadas palestras sobre direitos, previdência, abusos cometidos contra idosos e sexualidade. Ao mesmo tempo realizavam-se audiências conciliatórias, atendimento e orientação pela equipe do Juizado e do INSS. Cada idoso e acompanhante recebia uma cartilha com demonstrativo de todos os direitos e uma camisa para identificar que participou da ação.

0projeto idoso 1Ao lado das palestras, consultas, vacinas e testes havia lugar para a beleza, onde os idosos eram atendidos com corte de cabelo, pintura e escova, serviço feito por voluntários da cidade. Também, por voluntários, veio a sonorização do ambiente, para deixar todos mais à vontade.

0rojeto idoso 20O Juiz Heraldo Costa disse que foi um prazer para o Judiciário realizar uma ação como essa. “Os idosos merecem todo carinho e atenção dos poderes públicos e devemos sempre ter políticas públicas para facilitar e melhorar a vida dessa faixa etária. Muitas ações são feitas para os diversos segmentos e dessa vez a Comarca resolveu prestigiar os idosos, que já contribuíram muito com a sociedade e que agora merecem um tratamento especial”, finalizou o magistrado.

Macapá, 23 de dezembro

Colaboração: Juiz Heraldo Costa

Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD