O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Coordenadoria da Infância realiza curso de qualificação e aperfeiçoamento para agentes de proteção da Comarca de Oiapoque

--comissariado oiapoque 5

A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude promoveu o Curso “Formação de Agentes de Proteção” voltado à capacitação inicial de 14 novos comissários voluntários, 04 comissários credenciados que integram a estrutura da 2ª Vara de Competência Geral da Comarca de Oiapoque e membros do Conselho Tutelar da respectiva Comarca. (VISUALIZAR FOTOS)

---comissariado oiapoque 6A proposta de formação, preparação e capacitação profissional foi ministrada por profissionais que compõem a equipe profissional do Comissariado da Infância e ocorreu nas dependências do plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Oiapoque.

--comissariado oiapoque 7--comissariado oiapoque 8A execução do curso obedeceu 03 etapas. A primeira baseou-se na Avaliação Psicossocial direcionada pelos técnicos Izaelson Victor do Santos, Assistente Social, do Juizado da Infância e Juventude e José Itanir Cruz, Psicólogo, da VEPMA. "A intervenção psicossocial é fundamental ao processo de seleção de comissários voluntários, eis que possibilita identificar, através do perfil dos candidatos, importantes aspectos ligados a vocação, interesse, compromisso social, disponibilidade de tempo e o envolvimento intransigente na defesa dos direitos da criança e do adolescente", destacou Izaelson Victor.

--omissariado oiapoque 3A segunda etapa englobou temas teóricos a cargo dos servidores do Comissariado de Macapá, Virgilio Netto, Coordenador e José Casemiro de Souza Neto, Comissário de Justiça Efetivo, que explanaram sobre relevantes temas: Serviço Voluntário; Portaria Judicial da Infância e da Juventude da Comarca de Oiapoque; ECA; Preenchimento de Auto de Infração Administrativa; Preenchimento de Auto de Proteção Específica; Abordagem e recolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco; Autorização de Viagem Nacional e Internacional; Denúncia/Notificação.

--comissariado oiapoque 20A terceira e última etapa abrangeu a junção teórico-prática via da execução de fiscalizações diretas junto à comunidade. Os agentes de proteção foram sistematicamente monitorados em relação aos procedimentos legais, sobretudo no que concerne a atenção e cuidado para com o preenchimento dos Autos de Infração Administrativa e Autos de Proteção Específica.

--comissariado oiapoque 12A fase prática do curso consistiu na realização de 02 (duas) fiscalizações noturnas deflagradas em estabelecimentos comerciais do tipo bares, boates e similares com o objetivo de por em prática os conhecimentos adquiridos, e por consequência o aperfeiçoamento da experiência profissional.

--comissariado oiapoque 22Os agentes de proteção, devidamente habilitados à função, autuaram 03 estabelecimentos noturnos e recolheram de ambientes impróprios e inadequados à idade 01 adolescente em comprovada situação de risco pessoal e social e, por conseguinte, encaminhada ao Conselho Tutelar para adoção das providências necessárias.

--comissariado oiapoque 10“Com efeito, os resultados do curso desenvolvido foram satisfatórios, entretanto houve necessidade de avaliação técnica sobre a operação deflagrada em vista dos ajustes necessários que visam melhorias, circunstância em que agentes de proteção e demais órgãos parceiros emitiram dúvidas, críticas e agradecimentos pertinentes, ressalvando que a partir dos desdobramentos positivos alcançados no curso terão melhores condições para exercer a defesa e a preservação do superior interesse da criança e do adolescente da Comarca de Oiapoque”, destacou Virgilio Netto.

--comissariado oiapoque 24Ao final, o magistrado Diego Moura de Araújo agradeceu a participação de todos os profissionais envolvidos no curso e explanou a importância do evento. “O fortalecimento do Comissariado da Infância e Juventude da Comarca de Oiapoque se faz necessário para garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que, consoante expressamente previsto na Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado.”

-Macapá, 15 de dezembro de 2014-

Colaboração: Coordenadoria da Infância e Juventude

Fotos: ItanirCruz

Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD