Biblioteca do Judiciário: Incentivo à leitura de forma sustentável

0biblioteca natal 1

O clima natalino tomou conta da Biblioteca Juiz Francisco Souza Oliveira, localizada nas dependências do Tribunal de Justiça do Amapá. O espaço foi todo decorado com artesanato produzido a partir de materiais que teriam como destino final o lixo. (VISUALIZAR FOTOS)

0biblioteca natal 23

O projeto, que é de iniciativa das servidoras Simone Leite e Marcíria Helena, faz parte de uma corrente firmada entre um grupo de bibliotecários do Estado do Amapá e tem como objetivo transformar livros, jornais e revistas antigos em belos ornamentos que servem de enfeite nas estantes e todo o ambiente, tornando-o mais atrativo para a prática da leitura.

0biblioteca natal 24“Os livros utilizados na confecção dos enfeites são edições bem antigas, os jornais são reciclados, e tudo foi feito com bastante carinho para desenvolver melhor nos usuários o hábito de ler”, explica Simone Menezes.

0biblioteca natal 5Mensagens reflexivas de autores renomados como Monteiro Lobato, Mario Quintana, dentre outros, foram espalhadas pelos três ambientes da biblioteca: acervo didático, sala de leitura e sala de consulta com acesso a internet.

0biblioteca natal 22“Nós pesquisamos as frases e selecionamos as melhores para compor esta manifestação artística que possui um objetivo especial: estimular o amor pelos livros”, revela Marcíria Helena.

0biblioteca natal 7A Biblioteca do TJAP é um local especializado em reunir todo tipo de informação acerca do Direito, no entanto possui também material de outras áreas do conhecimento. Seja através de livros, enciclopédias, monografias, folhetos, entre outros, de forma física ou digitalizada, o seu banco de dados, que hoje possui cerca de 19 mil obras, é constantemente atualizado para melhor atender a demanda.

0biblioteca natal 16Acadêmicos, Magistrados, concurseiros e todo o públicos são atendidos pela equipe que é formada por três servidoras e quatro bolsistas. Com uma média de 50 atendimentos diários e 8 mil por ano, o espaço se tornou referência para quem busca adquirir mais conhecimento.

0biblioteca natal 17“Nós somos canais de ajuda ao próximo, de transmissão de conhecimento acerca de tudo. Quem passa por aqui é orientado sobre como poderá encontrar as respostas para suas dúvidas. Se não levar uma resposta física, sai com uma referência” afirma Simone.

O horário de atendimento da Biblioteca Juiz Francisco Souza Oliveira é de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 13h30 e 15h30 às 17h30.

-Macapá, 04 de Dezembro de 2014-

Texto: Lázaro Gaya

Fotos: Thamisia Marques

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD