Justiça do Amapá dá início a IX Semana Nacional da Conciliação
Na manhã desta segunda-feira (24), a Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, realizou a abertura oficial da IX Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo Brasil. A solenidade ocorreu no Fórum de Macapá. (VISUALIZAR FOTOS)
O evento acontece simultaneamente em todas as Comarcas do Judiciário Amapaense. Cerca de 900 pessoas entre magistrados, servidores, colaboradores e estudantes do curso de Direito estão envolvidos de norte a sul do Amapá nesse mutirão de cidadania, que vai durar seis dias. Já estão agendadas 1.260 audiências, que serão realizadas na ação.
Na abertura do evento, foi exibido um vídeo institucional que mostrou as atividades desenvolvidas nas ações itinerantes da Justiça Estadual, além dos trabalhos realizados durante as Semanas Estaduais e Nacionais de Conciliação.
A juíza Joenilda Lobato, em seu discurso agradeceu o convite da Desembargadora Sueli Pini para assumir a coordenação da Central de Conciliação esse ano. Para a magistrada foi um grande desafio, pois mudar paradigmas não é uma tarefa fácil, e incentivar a cultura da conciliação é preciso.
“No Amapá ainda estamos no início com essa prática de mediação e resolução de conflitos, mas já realizamos projetos grandiosos e pioneiros como as Semanas Estaduais de Conciliação. E agora através do incentivo do CNJ estamos realizando a Semana Nacional. Nós saímos mais uma vez na frente, pois mostramos que conciliar não é uma vez por ano e nem uma semana por mês, mas sim que todos os dias as pessoas podem recorrer à conciliação e pacificação”.
A juíza destacou que o sucesso das Semanas Estadual e Nacional só é possível graças a parcerias feitas com as faculdades, com as entidades, e magistrados que abraçaram a causa. “Precisamos tirar a visão do Judiciário como uma instituição fechada, mas sim aberta para toda a população. Nosso dever é dar continuidade a esse trabalho maravilhoso”.
Nesta semana, as Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado da Micro e da Pequena Empresa; Secretarias do 2º Grau, e o Juizado da Fazenda Pública, estão preparados para receber milhares de pessoas em busca da resolução de suas demandas judiciais e, também, de problemas do cotidiano, através do principal meio alternativo de solução de conflitos: a conciliação.
A Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Desembargadora Sueli Pini agradeceu em especial ao cidadão que respondeu ao chamado da Justiça.
“O cidadão amapaense tem que ser ouvido, esse é o momento que vai além do modelo tradicional de prestar jurisdição. A conciliação oportuniza um contato direto, o diálogo, a pacificação e a possibilidade de entrar em um acordo de maneira saudável, civilizada e eficaz de resolver uma pendência e conflito de interesse. As partes ao serem ouvidas e se expressarem, muda a maneira que elas saem de uma audiência”.
É também por meio da conciliação, que muitas demandas judiciais deixam de dar entrada na Justiça, evitando aborrecimentos e transtornos para as partes envolvidas. A celeridade é o fator preponderante para quem precisa resolver problemas pendentes no Judiciário com rapidez, e o principal, amigavelmente.
Em todo Brasil, a IX Semana Nacional de Conciliação vai até o dia 28 de novembro. Aqui no Amapá, vai se estender até o dia 29, sábado, onde serão feitas averbações de paternidade com os Programas “Pai Legal & Pai Presente” e mutirão do Juizado da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte com a ação "Sábado também é dia de negociar"
Entre os parceiros do Judiciário Amapaense na IX Semana Nacional de Conciliação estão: Governo do Estado; Prefeitura de Macapá; Justiça Federal; Justiça do Trabalho; Justiça Eleitoral, Associação dos Magistrados; Ministério Público; OAB; MP Comunitário; Casa de Justiça e Cidadania; Programas Pai Legal e Pai Presente; Asserjus-AP; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Marinha do Brasil; DEFENAP; PROCON; DETRAN; CTMAC; CRTN; Guarda Municipal; Orsa Florestal; IJOMA; SEBRAE; EMBRAPA; IBAMA; SENAI; SENAC; SESC; ACIA; CDL; HORTO MUNICIPAL; PRODEMAC; SAAD; FECOMÉRCIO; Faculdades e Universidades.
-Macapá, 24 de novembro de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues e Bernadeth Farias
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 24 Novembro 2014 10:21