II Caminhada Educativa marca a abertura da IX Semana Nacional da Conciliação na Justiça do Amapá
Movimentação intensa na capital na manhã de sábado (22), quando a Justiça do Amapá realizou a II Caminhada da Conciliação. A concentração foi na Praça Veiga Cabral. (VISUALIZAR FOTOS)
A Banda de Música da Polícia Militar entoou o Hino Nacional e a Canção do Amapá na abertura do evento. Um momento de muita alegria e emoção.
Em seguida, os participantes fizeram o exercício de alongamento para encarar a caminhada com muita disposição. Profissionais de educação física incentivaram a prática do esporte entre magistrados, servidores e colaboradores.
Ao longo do percurso foram distribuídos materiais informativos e educativos sobre o Movimento Nacional de Conciliação; Direitos da Criança e do Adolescente, além de uma programação de saúde, dança de hip-hop e distribuição de mudas de plantas e sementes. O objetivo foi conscientizar e despertar o interesse na população acerca da temática.
A Caminhada da Conciliação é um evento organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos, que é coordenado pela Desembargadora Sueli Pini. A magistrada agradeceu a todos os envolvidos na ação e pela população presente, além de explicar sobre a importância da cultura do diálogo.
“Essa alternativa é uma maneira saudável, civilizada e eficaz de resolver uma pendência e conflito de interesses. A sociedade também tem que estar participando, e essa caminhada foi realizada para chamar a atenção para que vejam que o Judiciário local está engajado em realizar a melhor semana de conciliação do ano”.
A Desembargadora disse que 2015 será o ano de uma maior capacitação, treinamento e melhor eficiência do serviço para que as conciliações sejam de melhor qualidade. “A conciliação precisa ser bem feita, o cidadão não pode sair do Fórum achando que abriu mão dos seus Direitos. Por isso precisamos nos aprimorar cada vez mais”, ressaltou.
Coordenadora da Central de Conciliação, a juíza Joenilda Lenzi destacou o entusiasmo e participação da comunidade, pois a intenção da caminhada foi chamar a atenção para a importância de conciliar.
“Durante toda a Semana iremos realizar a IX Semana Nacional da Conciliação e contamos com a participação de todos, queremos fortalecer a cultura da paz, não só no Amapá, mas como em todo Brasil”.
Durante o trajeto, foi grande o número de estudantes de diversas faculdades. A servidora Sônia Regina dos Santos Ribeiro, umas das integrantes do Núcleo de Conciliação, enfatizou a importância dos jovens na ação.
“Precisamos formar um novo acadêmico, ele precisa sair da faculdade com uma nova forma de resolução de conflito. Vem daí nossa parceira com as faculdades, para que os estudantes venham verificar o que o Judiciário tem feito dessa política de conciliação, assim eles absorvem conhecimento e irão se capacitar para que no futuro sejam grandes profissionais”.
“O Amapá saí na frente, além da Semana Nacional, onde o Brasil inteiro estará engajado em realizar audiências conciliatórias, a Justiça amapaense criou o programa mensal de conciliação. O ano de 2014 será encerrado com 11 semanas estaduais de conciliação”, finalizou a Desembargadora Sueli Pini.
A II Caminhada Educativa da Conciliação saiu da Praça Veiga Cabral até à Fortaleza de São José de Macapá. A ação teve como parceria: Justiça do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Faculdades, Justiça Federal, Ministério Público, Guarda Florestal, Polícia Militar, Sesc e Secretaria Estadual de Saúde.
-Macapá, 24 de novembro de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues, Bernadeth Farias e Daniel Alves
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 24 Novembro 2014 04:06