Juizado da Infância e da Juventude realiza inspeção no CIP e CIFEM

---------CIP 28O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá - Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas, representado pela juíza Ilana Kabacznik Luongo e técnicos da equipe psicossocial do Juizado, estiveram no Centro de Internação Provisória (CIP) e no Centro de Internação Feminina (CIFEM) cumprindo mais uma inspeção de rotina.

----------CIP 16As vistorias bimestrais atendem à resolução nº 188, de 28 de fevereiro de 2014 do Conselho Nacional de Justiça relativo às condições dos estabelecimentos de internação e, se necessário, tomar providências para o melhor funcionamento dos Centros.

-------CIP 12Os técnicos do Juizado Izaelson Victor dos Santos e Solange Maria Rodrigues Mira acompanharam a inspeção. “O Juizado está voltando para verificar o que houve de resolução dos problemas encontrados na última inspeção realizada em setembro. Estivemos desde a semana passada na Semiliberdade, CESEIN, e agora estamos na Internação Provisória e no CIFEM”, comentou a assistente social Solange Mira.

----------CIP 31Na ocasião, a juíza Ilana Luongo conversou com o coordenador e alguns técnicos para tomar conhecimento de fatores, como:  as atividades socioeducativas propostas, a participação dos menores, as condições de trabalho e a estrutura de atendimento. Em seguida, visitou os alojamentos onde os internos estão acomodados; escutou suas reivindicações e as reclamações a respeito das condições em que se encontram.

--------CIP 17“Durante o período de cumprimento de custódia os socioeducandos são alvo de atividades sociopedagógicas, arte - educação e práticas esportivas como mecanismo de elevação da autoestima e perspectiva da qualidade de vida, realizadas de forma alternada e intercalada entre os dias de segundas, quartas e sextas-feiras”, lembrou a juíza.

--------CIP 24O CIP tem capacidade para atender em regime de custódia 40 socioeducandos. Atualmente, segundo informações da coordenação do Centro de Internação, o número de jovens que cumprem medida socioeducativa é de 52.

“Alojamentos que deveriam comportar apenas 3 pessoas, no máximo, estão ocupadas por 5”, diz o assistente social Izaelson dos Santos.

---------CIP 19Na verificação do Juizado constatou-se que da última inspeção até agora os problemas encontrados ainda persistem. Segundo os técnicos a equipe é reduzida, existem poucos monitores e as instalações estão super lotadas. A iluminação é precária e a manutenção dos banheiros não está sendo feita com frequência. O CIP passa hoje por uma ampliação estrutural, possivelmente para instalação de novos espaços de atendimento.

----------CIP 14No caso do CIFEM a situação está mais humanizada, com colchões para todas as internas e a questão estrutural e de limpeza organizada. O número de meninas subiu de 2 para 7, preocupando os técnicos do juizado, mas o maior problema encontrado até o momento foi a falta de transporte para o Centro, que necessita dividir o carro com o CIP para o transporte das adolescentes.

-----------CIP 7Diante dos fatos verificados foram solicitadas algumas providências, entre elas, dar ciência do relatório enviando cópia aos órgãos da justiça que cuidam da proteção dos adolescentes, entre eles:  CONANDA, Governador do Estado do Amapá, Secretaria de infraestrutura, Secretaria de Estado da Inclusão, Mobilização Social e Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude, bem como para o Representante do Ministério Público do Estado do Amapá, para que tome ciência do relatório, bem como, possa efetuar as devidas providências cabíveis.


-Macapá, 19 de Novembro de 2014-

Texto e fotos: Daniel Alves

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD