Ação da Campanha Novembro Azul acontecerá no TJAP nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (14) na Sede do Tribunal de Justiça do Amapá, ocorrerá uma atividade educativa da campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de chamar a atenção para a luta contra o câncer de próstata.
A campanha de conscientização organizada pelo Departamento de Gestão de Pessoas e Serviço Médico do TJAP para alertar o público masculino de que a prevenção é o melhor remédio, trará a distribuição de lacinhos azuis e folders educativos.
Além da atividade educativa, durante todo o mês de novembro o layout da página na internet, desenvolvido pelo Departamento de Sistemas do TJAP, fica na cor azul que a exemplo do mês de outubro, também modificou o Portal para a cor rosa.
A campanha Novembro Azul, que ganhou adesão do Judiciário do Amapá quer chamar atenção para o fato de que o câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele não-melanoma.
Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. O descobrimento precoce do câncer pode significar a salvação de vidas.
A servidora da Divisão de Desenvolvimento e Acompanhamento de Pessoas, Kátia Milena Salomão de Almeida, disse que a ação assim como a do Outubro Rosa, onde o foco era a prevenção do câncer de mama, e agora do Novembro Azul é a luta contra o câncer de próstata, pois ambas as doenças atingem milhares de pessoas.
O Coordenador do Serviço Médico, Edinaldo Siqueira, explicou que o câncer de próstata requer uma atenção especial, em decorrência do fator cultural, onde o seu exame médico ainda é fruto de rejeição e preconceito por muitos homens que o deixam de fazer por questões motivadas pelo machismo e tabus.
“Queremos conscientizar os homens da importância de se cuidarem e fazer o exame e na questão de procurar os profissionais competentes, pois tem que ser feito de forma correta e no período certo. A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer são responsáveis por evitar que milhares de homens sejam atingidos por essa doença que leva muitos a morte”, finalizou.
-Macapá, 13 de Novembro de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 13 Novembro 2014 10:37