Judiciário do Amapá investe em mídias sociais
A Justiça do Amapá, por meio da Resolução 85 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta as ações de Comunicação Social, adere desde 2010 às mídias sociais com a finalidade de estreitar a comunicação entre o Judiciário e o cidadão.
Com o objetivo de garantir informações diretas, rápidas e em tempo real, o Poder Judiciário usufrui de todas as potencialidades dessas ferramentas digitais que podem ser encontradas na página inicial do portal do Tribunal de Justiça (http://www.tjap.jus.br/portal/).
Esse ano, até o final de outubro, o Portal recebeu 3 milhões e 322 mil visualizações, um aumento entre 20% a 30% em relação ao ano passado que apresentou 3 milhões de acessos durante todo o ano.
“Os dados são referentes ao grande número de pessoas que procuram por informações sobre as atividades do Judiciário amapaense na internet. E essa procura vai desde o acesso para informações jurisdicionais, quanto para acompanhar as ações sociais desenvolvidas pela Justiça amapaense”, informou o acadêmico de jornalismo Daniel Alves, da ASCOM/TJAP
Desde 2010, o Tribunal de Justiça do Amapá aderiu ao Twitter considerando a crescente aceitação da rede entre os internautas.
“Hoje com quase oito mil seguidores, o Poder Judiciário consolida a rede com conteúdos personalizados a partir do link das notícias e informações de interesse público”, destacou o estudante de Web Designer Fábio Furtado, da ASCOM/TJAP.
Em 2012, com a criação da fanpage no Facebook, o Poder Judiciário do Amapá alcançou mais uma conquista dentro das redes midiáticas. Aproximadamente três mil e seiscentos internautas curtem a página.
“O Facebook se tornou uma ferramenta eficiente de comunicação do Judiciário do Amapá. E apresenta um crescimento de 0,8% a cada sete dias e em média três mil pessoas visitam a fanpage semanalmente”, salientou a estudante de jornalismo Adrielle Lopes, da ASCOM/TJAP.
Em junho de 2013, a novidade foi a criação do Canal TJAP Notícias. O Canal já divulgou 266 vídeos desde sua criação, alcançando 11.169 visualizações. As publicações ganharam espaço com reportagens, documentários, campanhas institucionais, coberturas de jornadas itinerantes, dentre outros eventos do Judiciário, através do noticiário eletrônico no portal do YouTube.
“De uma maneira eficaz e praticamente em tempo real, as pessoas acompanham tudo que acontece no Judiciário amapaense, por meio dessas reportagens na internet”, destacou o jornalista Plácido de Assis, da ASCOM do TJAP.
Em abril de 2014 foi implantado o Instagram. O aplicativo é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que possibilita a aplicação de filtros e efeitos nas fotos. De maneira dinâmica, o Instagram foi adotado pelo Judiciário amapaense.
“As notícias podem ser acompanhas pelos smartphones por meio do perfil “tjap_oficial”, facilitando a compreensão e o acesso do cidadão às informações e aos serviços de uma maneira mais moderna”, explicou o acadêmico de jornalismo Hugo Reis, ASCOM do TJAP.
Ainda em 2014, o TJAP deu continuidade à modernização, transformação e adaptação aos novos tempos e à sociedade digital com a implantação do Flickr.
“Através do Flickr, são armazenadas e compartilhadas imagens fotográficas, gráficos e vídeos, além da criação de álbuns e galerias com notícias, campanhas, coberturas e divulgação de temas específicos de todos os departamentos do Judiciário”, explica a estudante de publicidade Thamisia Santos, da ASCOM/TJAP.
“A comunicação passou a ser mais dinâmica e rápida, atingindo mais pessoas em pouco espaço de tempo e, independentemente do local onde se mora”, disse o jornalista Edson Carvalho, da ASCOM do TJAP.
A Assessoria de Imprensa ampliou o número de ferramentas de mídias sociais para garantir o direito à informação ao cidadão. A Justiça do Amapá entende que a inserção da Instituição no mundo virtual se tornou necessária devido à evolução na comunicação.
“A Resolução 85 do CNJ, é um marco no que tange a veiculação das notícias do Poder Judiciário. Hoje as redes sociais são importantes instrumentos de transparência e convencimento das ações da nossa Instituição, ou seja, um canal direto de informação a serviço da cidadania”, ressaltou a Diretora da Assessoria de Comunicação do TJAP, jornalista Bernadeth Farias.
Além da divulgação de notícias do Judiciário do Amapá, também é responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social do TJAP a criação de campanhas institucionais voltadas para as áreas da infância e juventude, violência doméstica e projetos sociais na área da música, teatro, esporte e cidadania.
“Ao criarmos as peças publicitárias, nos baseamos nos valores da equidade, igualdade, respeito pela diversidade, acesso à proteção social e aplicação dos direitos humanos, que a Justiça do Amapá cumpre rigorosamente”, ressaltou a acadêmica de publicidade Amanda Diniz, da ASCOM/TJAP.
De acordo com o Presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos o Judiciário, através da internet, consolida o projeto estratégico de comunicação que foi planejado para atender a todos os públicos.
“É cada vez maior o interesse de vários grupos em saber o que se passa no Poder Judiciário e temos satisfação em oferecer essas informações através de várias ferramentas que estão no portal do Tribunal do Amapá. Esse resultado está refletido nos números, cada vez mais crescentes, de pessoas que interagem com a Justiça por meio da internet”, analisa o Presidente do TJAP, Desembargador Luiz Carlos.
A Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça, que conta com a atuação de jornalistas e publicitários, para aprimorar e apresentar resultados efetivos, também tem a colaboração de estagiários dos cursos de web designer, publicidade, jornalismo e sistemas.
A ASCOM pode ser acionada no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3312-3320, 9115-4894, 9186-5456 e 8118-1272.
-Macapá, 30 de Dezembro de 2014
Fotos: Adson Rodrigues
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- Criado: Terça, 30 Dezembro 2014 04:37