Estudantes de Direito de duas Faculdades visitam o Tribunal de Justiça
Acadêmicos do 3º semestre do curso de Direito da Faculdade Estácio/SEAMA e do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, estiveram em visita à Sede do Judiciário do Amapá para conhecer a estrutura e o funcionamento da Justiça do Estado no âmbito do 2º grau de jurisdição. (VISUALIZAR FOTOS)
Professor das duas turmas, o Desembargador Carmo Antônio de Souza esclareceu que a visita de acadêmicos ao TJAP atende a pedido do Ministério da Educação, onde orienta que as aulas não devem ser restritas às salas de aulas.
“É necessário o estabelecimento de relações interdisciplinares, e também existe a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, no sentido da abertura do Judiciário à visitação de estudantes, a fim de poderem compreender melhor o seu funcionamento e se manifestarem de forma mais esclarecida”.
Na primeira parte da visita o Desembargador fez uma abordagem sucinta e didática da forma como o Poder Judiciário brasileiro e do Amapá se constituem e de que forma agem na defesa da harmonia e do equilíbrio entre os atores sociais.
Na sequência, os acadêmicos visitaram as instalações do Tribunal. O grupo, composto de 55 estudantes, conheceu toda a parte administrativa, os plenários onde ocorrem as sessões de julgamento da Secção Única e da Câmara Única, além dos gabinetes onde ficam os desembargadores.
Na visita, os estudantes escutaram o Diretor-Geral da Corte, Veridiano Colares que, em poucas palavras, contou um pouco de sua trajetória no Judiciário, desde o primeiro concurso em 1991. Na condição de servidor de carreira, hoje ocupa o maior cargo administrativo destro da estrutura da Justiça do Amapá.
O acadêmico Rômulo Lima Araújo, que faz sua primeira visita ao Tribunal, disse tratar-se de uma oportunidade muito especial: “Embora estando no início do curso é importante termos essa visão da estrutura e do funcionamento do Judiciário do Amapá. É uma oportunidade de conhecer como é a estrutura administrativa e judicante”.
Na oportunidade, o Desembargador Carmo Antônio destacou ainda que, com essas ações o Tribunal de Justiça do Amapá democratiza ainda mais suas instalações ao acesso de estudantes. Ele explicou que “faz parte da política da Instituição possibilitar maior aproximação desse público para que conheçam como funciona o Judiciário.
-Macapá, 07 de Novembro de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Sexta, 07 Novembro 2014 06:17