O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça do Amapá será parceira do Projeto Florescer

florescer 2

A Justiça do Amapá fará a entrega de 50 flautas doces para os alunos iniciantes das turmas do Projeto Florescer. A cerimônia de entrega dos novos instrumentos, que ainda terá a data marcada, acontecerá no Fórum da Comarca de Tartarugalzinho.

florescer 5O Projeto Florescer atende 60 jovens do assentamento rural da Vila de Bom Jesus, às margens da Floresta Amazônica, no município de Tartarugalzinho, e terá a parceria da Justiça do Amapá, oferece uma oportunidade nunca imaginada por nenhuma das cerca de 250 famílias de pequenos agricultores que moram ali. Os jovens trocam a enxada do trabalho na lavoura por instrumentos de sopro e corda.

florescer 6A Orquestra Florescer, formada pelo grupo de jovens, é um sonho antigo da técnica de enfermagem Íria de Sá Pinheiro, 49 anos, e que hoje se tornou uma conquista. Ela foi uma das finalistas na categoria “Consultora Natura Inspiradora” do Prêmio Claudia 2013, a maior premiação feminina da América Latina, que já está em sua 18ª edição.

“A música abre novos horizontes para esses jovens, que podem se profissionalizar e ganhar o mundo com seu talento”, diz a enfermeira-chefe do único posto de saúde do lugar e mentora do Projeto Florescer, responsável pela criação e gestão da orquestra.

No início de 2014 o Projeto começou sua fase de expansão, vindo a formar turmas na sede do Município de Tartarugalzinho, em uma sala cedida na Escola Reisalina. Os participantes do Florescer aprendem gratuitamente a cantar e a tocar flauta, clarinete, saxofone, trombone, trompete e violão, inspirados pelas músicas de compositores famosos como Beethoven, Chopin, Vinícius de Morais e Tom Jobim.

florescer 3florescer 4Solidário a proposta do projeto, o Juiz da Vara Única da Comarca de Tartarugalzinho, Heraldo Nascimento da Costa, decidiu fazer parte da iniciativa. O magistrado visualizou o alcance social e encaminhou o projeto para o Desembargador Constantino Brahuna, Corregedor-geral de Justiça e Presidente do Fundo de Apoio à Justiça da Infância e Juventude (FAJIJ) que, após determinar estudos e viabilidade, concluiu que a Justiça do Amapá passará a ser parceira da ação.

Macapá, 03 de Novembro de 2014-

Texto: Daniel Alves

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD