Justiça do Amapá deu início hoje a 10º Semana Estadual de Conciliação
Em cumprimento ao cronograma de realização das Semanas Estaduais de Conciliação, estabelecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, iniciou nesta segunda-feira a 10º Semana Estadual da Conciliação, da Justiça do Amapá. A programação encerra na quinta.
A Semana Estadual de Conciliação acontece sempre na última semana de cada mês. Cerca de 700 pessoas, entre magistrados, servidores e estagiários estão envolvidas na ação, que vai acontecer de Norte a Sul do Estado.
De acordo com Juíza Joenilda Lobato Lenzi coordenadora da Central da Conciliação, que também é responsável pela 3ª Vara de Família de Macapá, muitas pessoas atendem ao chamado da Justiça e comparecem às audiências para resolver, de forma saudável e objetiva, seus conflitos.
“A partir do momento em que a própria parte vem até a Justiça e chega a um acordo através de um diálogo com o conciliador, antecipa-se um processo que poderia durar de seis meses a um ano e consegue chegar a um bom resultado em uma única audiência. Tem sido muito proveitoso o número de pessoas que atendem esse chamado, esse é o maior propósito da Justiça e o maior ganho da população” destaca a magistrada.
As Semanas estaduais de Conciliação no Judiciário do Amapá iniciaram em 2013, quando ocorreram duas vezes ao ano: em junho e novembro. Desde início desse ano, elas se tornaram mensais e se consolidaram dentro da Justiça amapaense.
“As expectativas para a 10º Semana são muito positivas, conseguimos ótimos resultados nas anteriores. A partir do momento em que a população atende o chamado da Justiça para conversar com a outra parte, procurando chegar a um acordo, ambos antecipam pendências que permanecem paradas por muito tempo, esperando apenas um resultado da Justiça. É fundamental haver interação dos dois lados, por isso chamamos atenção aos jurisdicionados e não medimos esforços para que a conciliação possa se tornar uma rotina na Justiça do Amapá” finaliza o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos.
-Macapá, 27 de Outubro de 2014-
Texto: Adrielle Lopes
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 27 Outubro 2014 10:31