Departamento de Sistemas desenvolve novo módulo de Peticionamento Inicial
Em continuidade ao processo de integração de serviços ao Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá – Sistema TUCUJURIS, o Departamento de Sistemas (DESIS), através da Divisão de Sistemas Judiciários, auxiliado pela Secretaria de Gestão Processual Eletrônica (SGPE), desenvolveu novo módulo de Peticionamento Inicial.
Em funcionamento desde março de 2012, com a criação dos Juizados Virtuais na Justiça do Amapá, o Peticionamento Inicial é uma ferramenta Web disponível no Sistema TUCUJURIS, que permite ao Advogado peticionar eletronicamente documentos iniciais relativos a uma nova ação que pretenda protocolar, desde que se encontre devidamente credenciado pelo TJAP.
O peticionamento pode ser realizado nos quiosques da Justiça localizados nas Redes SuperFácil, Norte, Sul, Central e Beirol, bem como nos Juizados Virtuais e nos escritórios dos próprios Advogados, através da Internet.
Em aproximadamente dois anos e meio de atividade dessa ferramenta, já foram peticionados na Justiça do Amapá aproximadamente 59.000 novos processos, totalizando assim uma média de 2.000 peticionamentos mensais. Esse marco conduz ao entendimento de que a ferramenta tem operado em grau de reconhecida eficiência, facilitando e concretizando cada vez mais o pleno acesso à Justiça.
Nos últimos dois anos, com os investimentos ofertados em capacitação aos técnicos do DESIS, pôde-se planejar uma reformulação dos procedimentos utilizados para a construção da mencionada ferramenta, convertendo o aprendizado em ações que permitiram agregar ao Peticionamento Inicial novas tecnologias e funcionalidades ora disponibilizadas no sistema TUCUJURIS.
O novo modelo de peticionamento traz agora maiores facilidades de operação, como uma interface mais interativa e ilustrativa, além da utilização de recursos eletrônicos mais modernos, que permitirão a inclusão de informações com maior segurança e celeridade.
Com esse novel instrumento já em produção no ambiente do TUCUJURIS, a sugestão é para que os advogados façam o melhor proveito desse módulo de Peticionamento Inicial, registrando na nossa página as dificuldades eventualmente enfrentadas. Em persistindo as dúvidas, podendo também consultar o manual de operação disponível na própria tela de acesso ou buscar orientação junto ao suporte da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica
-Macapá, 24 de Outubro de 2014-
Colaboração: Rosinaldo Gomes
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/t jap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Sexta, 24 Outubro 2014 05:51