Nesta segunda (27), Justiça do Amapá dará início a 10ª Semana Estadual de Conciliação
Está tudo pronto para a realização da 10ª edição da Semana Estadual de Conciliação promovida pela Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que vai acontecer no período de 27 a 30 de outubro.
O mutirão, que inicia as 8h00, será realizado nas Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude, Juizados Especiais da capital e das Comarcas do interior do estado, além de Secretarias do 2º Grau.
Cerca de 700 pessoas, entre magistrados, servidores e estagiários estarão envolvidas na ação, que vai contar com a parceria do Ministério Público do Amapá (MP/AP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Defensoria Pública, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Faculdade de Macapá (Famap), Faculdade do Amapá (Fama), além de outros colaboradores.
“A conciliação já é uma realidade no cenário jurídico nacional. O cidadão hoje entende que uma briga na Justiça é prejudicial tanto para quem entra com a ação, quanto para quem é acionado. Todos perdem. Já com o diálogo precedido de uma boa negociação, evita-se o litígio e consequentemente, evitam-se também aborrecimentos e transtornos para as partes envolvidas”, explicou o presidente do TJAP Desembargador Luiz Carlos Gomes.
As semanas estaduais de conciliação no Judiciário do Amapá tiveram início em 2013, e eram realizadas duas vezes ao ano: em junho e novembro. Esse ano, elas passaram a ser mensais. Sempre na última semana de cada mês.
Para a Presidente do Núcleo de Conciliação, Desembargadora Sueli Pini, a ampliação das ações que passaram de semestrais para mensais, foi fundamental para solidificação dessa importante ferramenta jurídica na luta da Justiça do Amapá em prestar um serviço com excelência para a população.
“Atender com qualidade, rapidez e eficiência o nosso jurisdicionado. Essa é o nosso mister como operador do Direito. E nós da Justiça estadual, não vamos medir esforços para alcançar nossos objetivos, que é um dia fazer da conciliação, o começo para se resolver um litígio, e não apenas mais uma alternativa jurídica”, finalizou.
-Macapá, 25 de outubro de 2014-
Texto: Sérgio Bringel
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícia
- Detalhes
- Criado: Sábado, 25 Outubro 2014 03:16