O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Coordenação do Núcleo de Conciliação da Justiça do Amapá reúne para planejar ações para o final do ano

00NUCLEO 6

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça do Amapá, Desembargadora Sueli Pini, reuniu com membros da coordenação para debater resultados e as ações a serem desenvolvidas pelo núcleo até dezembro.

00NUCLEO 4Na reunião, a décima segunda do ano, foi feita também a avaliação das semanas estaduais de conciliação realizadas até o mês setembro. Segundo dados do NUPEMEC, foram feitos 3 mil acordos, que geraram cerca 13 milhões de reais.

00NUCLEO 5“Os nossos números são tão expressivos, que chamou até a atenção da Justiça do Rio Grande do Sul, uma das mais atuantes, no que tange a metodologia da conciliação e mediação no Brasil”, ressaltou a Desembargadora Sueli Pini.

00NUCLEO 1Dentre as ações pautadas para o quarto trimestre de 2014, está a realização do Programa “Conciliação nas Escolas”, que tem como meta, levar até os alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, por meio de uma linguagem lúdica e apropriada, a mensagem de que a conciliação é melhor saída para a solução de conflitos.

“Estamos convictos que a mediação e conciliação é o futuro da Justiça brasileira. E para que isso se solidifique o mais rápido possível, temos que investir nas nossas crianças, que sem dúvida, serão os difusores desta nova ferramenta jurídica, que tem ganhado força e espaço nos Tribunais do Brasil", explicou a magistrada.

00NUCLEOOutro ponto importante discutido na reunião foi a realização de curso de capacitação para servidores e estagiários da Justiça estadual e a parceria com a Universidade Federal do Amapá, para implantação do curso de pós-graduação para Mediação e Conciliação de Conflitos.

“Com essa parceria com a UNIFAP, somos a primeira Justiça estadual do Brasil a ter em sua sede, uma universidade com essa graduação acadêmica. Temos a mais absoluta certeza de que quanto mais cedo educarmos nossos jovens, mais cedo colheremos resultados positivos”, finalizou a desembargadora.

-Macapá, 08 de Outubro de 2014-

Texto: Sérgio Bringel

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD