Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas realiza capacitação institucional para rede de parceiros
A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) realizou capacitação para formação dos representantes das entidades que compõe a rede de parceiros, que auxiliam a unidade no acompanhamento de reeducandos na prestação de serviços gratuitos à comunidade.
50 instituições foram orientadas em como proceder frente à postura dos cumpridores de medida judicial dentro do órgão público. Entre os participantes estavam representantes de escolas estaduais e municipais, unidades básicas de saúde, Ciosp e Polícia Militar do Estado.
A troca frequente na administração dessas unidades provoca a necessidade de realizar sempre essas reuniões de capacitação, visando diminuir dúvidas e também para enfatizar a importância da consciência da necessidade de receber essas pessoas para dar maior esclarecimento à sociedade.
Segundo o Juiz Rogério Bueno da Costa Funfas, titular da VEPMA, o ideal é que não existisse essa demanda. O magistrado garantiu que a preocupação da Vara em orientar os representantes dos órgãos estatais é em razão da rotatividade dentro dessas instituições.
“A maior dificuldade, havendo rotatividade na direção da instituição, é quando recebem ou já tem beneficiários que estão cumprindo essas medidas. Os responsáveis pela administração desses órgãos ficam sem saber como conduzir e a gente procura passar isso nessas reuniões de capacitação”.
O Juiz abriu a palestra citando uma frase de Paulo Freire: “a melhor política criminal é a social, no sentido de que uma sociedade será menos violenta quanto mais cidadã se tornar”. Após, o magistrado tratou sobre a função social das alternativas penais que visam possibilitar a mudança de paradigma da exclusão social vivida nos presídios, para a inclusão social no convívio solidário nas instituições conveniadas.
Jaqueline Miranda, representantes da Clínica Especializada São Pedro, falou da importância dessa ação. “Com essa capacitação, tiramos nossas dúvidas e mantemos o contato com o Judiciário do Amapá”.
Além dos convidados das instituições, estavam presentes servidores da Vara da Infância e da Juventude e da equipe psicopedagógica da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.
-Macapá, 06 de Outubro de 2014-
Texto: Daniel Alves
Fotos: Rafael Gomes
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 06 Outubro 2014 02:50