Servidores participaram de treinamento sobre o "Módulo de Preparação de Audiências" desenvolvido pelo DESIS
Plenário lotado, olhar atento e muita concentração para absorver as explicações repassadas. Servidores da Justiça do Amapá participaram de treinamento sobre o “Módulo de Preparação de Audiências”. O juiz auxiliar da Presidência, Décio José Santos Rufino e o Diretor da Secretaria de Gestão Processual Eletrônica, Josemir Mendes Jr, apresentaram a nova ferramenta, que foi implementada pela Divisão de Sistemas Judiciários do Departamento de Sistemas – DESIS, com o auxílio da SGPE. (VISUALIZAR FOTOS)
O desenvolvimento do “Módulo de Preparação de Audiências” faz parte da continuidade ao processo de integração de serviços ao Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Amapá – Sistema TUCUJURIS. Para a realização de uma audiência, as partes envolvidas precisam ser intimadas por meio de diversas modalidades de Mandados de Intimação, o que exige a expedição desses atos pelos servidores da Secretaria onde tramita o processo.
Quando da realização da audiência, há necessidade da checagem se os atos relativos a essas intimações foram cumpridos com êxito, o que necessita de verificação no processo impresso ou virtual, o que vem a demandar uma grande demanda de tempo. “Foi de uma conversa com o Técnico Judiciário do TJAP, Sr. Wilson Aguiar, que trabalha na 1ª Vara Criminal de Santana, que surgiu a possibilidade de transformar suas ideias em procedimentos que permitiram a consolidação do projeto almejado,” explicou a Diretora do Departamento de Sistemas, Jucicléia Castro.
Assim, o projeto foi para o papel e, após um estudo pelos técnicos do DESIS com a participação da SGPE, se tornou mais uma ferramenta importante para a utilização do Sistema TUCUJURIS, cujo teor principal é apresentar à Secretaria e ao Magistrado, um formulário contendo todas as informações relativas aos atos de intimações, permitindo saber em tempo real, em uma única página, quais foram as partes intimadas para a audiência; as ouvidas; e as que tiveram mudanças de endereço envolvidas no processo.
A implantação do novo módulo irá facilitar, em muito, a realização das audiências, uma vez que as informações necessárias estarão disponíveis em um único ambiente, dando assim a agilidade e as condições necessárias para a tomada de decisão por parte do magistrado. “Além da celeridade no trabalho interno do TJAP, outro fator importante é o benefício para as partes e testemunhas, pois vai evitar que uma mesma testemunha seja chamada para comparecer às audiências mais de uma vez, minimizando custos para todos”, destacou a diretora.
Assessoria de Comunicação Social
Colaborador: Rosinaldo Gomes- Departamento de Sistemas
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
- Detalhes
- Criado: Quinta, 09 Mai 2013 07:30