Coordenadora da Central de Conciliação ministra palestra para grupo de universitários
A juíza Joenilda Lobato Lenzi, responsável pela 3ª Vara de Família de Macapá e coordenadora da Central de Conciliação, palestrou para um grupo de trinta estudantes do 8º semestre do curso de Direito da Faculdade Fama, sobre a importância da Central e os trabalhos que desenvolve. (VISUALIZAR FOTOS)
Durante o encontro, a juíza esclareceu sobre os métodos consensuais de solução de divergências, por meio da conciliação, mediação e arbitragem, e sua importância para o Judiciário, bem como para a sociedade, na medida em que as desavenças são resolvidas com maior celeridade, dando lugar à satisfação e a harmonia que se estabelecem entre as partes.
Atualmente, a Central de Conciliação tem despertado o interesse de acadêmicos que procuram a Unidade com o objetivo de expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a respeito da conciliação e seus reflexos sociais e jurisdicionais.
A acadêmica Wanessa Rola tem clareza que a conciliação é uma forma de resolver conflitos sem ter que movimentar a máquina toda do Judiciário. E reforça sua noção ao afirmar que “em apenas uma e rápida audiência, um problema pode ser resolvido sem a necessidade de levar meses ou até anos para a sua conclusão”. Na condição de futura operadora do Direito, a ocasião possibilitou-lhe ter maior compreensão do papel do advogado no processo conciliatório.
No encontro com os acadêmicos, a juíza Joenilda Lenzi ressaltou o interesse do grupo pelo tema, e convidou-os a se tornarem multiplicadores na divulgação desse novo modelo de Justiça. Por fim destacou: “uma vez no mercado de trabalho e de forma mais consciente, irão contribuir para que a cultura da paz seja o norte nas relações entre as partes”.
Macapá, 25 de Setembro de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias
- Detalhes
- Criado: Quinta, 25 Setembro 2014 03:01