VI Congresso Internacional aprova Carta de Direito Ambiental da Amazônia
O Judiciário do Amapá, por meio de sua Escola Judicial (EJAP), trouxe a Macapá renomados conferencistas ligados a entidades nacionais e internacionais para o VI Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. (VISUALIZAR FOTOS)
Após três dias de intensas discussões abordando questões de proteção ao meio ambiente amazônico, os participantes apresentaram a Carta de Macapá de Direito Ambiental da Amazônia. (clique aqui e leia a carta na íntegra)
A carta apresenta todas as deliberações do VI Congresso Ambiental da Amazônia e foi aprovada pelos componentes convidados pela EJAP e os integrantes da Academia Internacional de Letras Ambientais da Amazônia (AILAA).
No último dia do evento, a palestra “Os deslocados por razões ambientais: a necessidade de uma Convenção Internacional Universal” ministrada pelo Ph. D em Direito Público, Professor da Universidade de Limoges e diretor do CRIDEAU, Gerard Monediaire.
O conferencista tratou da ocorrência cada vez mais frequente de desastres ambientais e de degradação dos recursos naturais comprometendo a qualidade de vida do ser humano.
Macapá foi a primeira cidade a aprovar a Declaração Universal dos Deslocados Ambientais, proposta pelo Centro Internacional de Direito Comparado do Ambiente (CIDCE – Limoges – França) e o Centro Interdisciplinar de Direito do Ambiente, Gestão da Água e do Urbanismo (CRIDEAU – Limoges – França).
Dentro da programação geral do Congresso houve a entrega de “Medalhas do Mérito Judiciário” para homenageados agraciados pelos seus relevantes serviços prestados à Cultura Jurídica e o concurso de artigos que contemplou três participantes, entre eles juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá.
Durante os três dias o Teatro das Bacabeiras ficou lotado de magistrados, professores, estudantes, ambientalistas e profissionais do Direito. Os temas abordados nas palestras tiveram relação com o Direito Ambiental na América Latina, o Novo Código Ambiental, Desenvolvimento e Proteção do Meio Ambiente e a temática sobre os Deslocados por razões ambientais.
O Desembargador Gilberto Pinheiro, Diretor da Escola Judicial do Amapá, agradeceu a presença de todos e se mostrou satisfeito com os bons resultados obtidos em mais uma edição do Congresso.
-Macapá, 22 de Setembro de 2014-
Texto: Daniel Alves
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Segunda, 22 Setembro 2014 07:02