“Ambiente: do Direito à Responsabilidade” marca a abertura de palestras no VI Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia
Na noite de ontem, o Teatro das Bacabeiras foi palco de debates sobre a Amazônia Brasileira com a presença de palestrantes renomados da França, Portugal, Peru e Brasil que, durante três dias, abordarão temas relacionados a questões ambientais. (VISUALIZAR FOTOS)
Na abertura do VI Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia, o Desembargador Gilberto Pinheiro, Diretor da Escola Judicial do Amapá, agradeceu a presença dos convidados e palestrantes e ressaltou a importância da colaboração entre os magistrados de vários países.
“Esta é uma grande oportunidade que temos para repassar e compartilhar conhecimentos. O Congresso é uma oportunidade ímpar de discutirmos a Amazônia Brasileira”, destacou o magistrado.
Na ocasião, houve a entrega da “Medalha do Mérito Judiciário” ao Desembargador aposentado Henrique Nelson Calandra, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e ao Desembargador Milton Nobre, do Estado do Pará. Os homenageados foram agraciados pelos seus méritos e relevantes serviços prestados à Cultura Jurídica.
Após a abertura do evento, a palestra da primeira noite foi ministrada pela Doutora em Ciência Jurídico-Criminais e Professora Catedrática da Faculdade de Direito de Coimbra, Anabella Miranda Rodrigues, que abordou o tema Ambiente: do Direito à Responsabilidade.
“É importante colocar o tema de Direito Ambiental em foco, com o objetivo de expor para a população a necessidade de manter o meio ambiente preservado”.
A palestrante explanou aos presentes de que modo a tutela jurisdicional se aplica nas questões ambientais, como um meio de aplicar sanções aos que descumprem as normas e evitar que ocorram danos irreparáveis ao nosso meio ambiente.
Em sua sexta edição do Congresso, o Judiciário do Amapá, por meio de sua Escola Judicial, vem consolidando a discussão de conhecimentos jurídicos e ambientais com a participação de ambientalistas, renomados conferencistas, profissionais da área e estudantes de Direito.
Macapá, 18 de Setembro de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Quinta, 18 Setembro 2014 03:00