Membros do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP participam da III Jornada de Mediação
A juíza Joenilda Lobato Lenzi, coordenadora da Central de Conciliação, e a servidora Sônia Regina dos Santos Ribeiro, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/NUPEMEC-TJAP, participaram da III Jornada de Mediação do Poder Judiciário Estadual, organizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
O evento teve como tema “A Mediação como Marco Transformador no Poder Judiciário”. Foram dois dias de discussão e reflexão sobre os caminhos da mediação e a importância de sua expansão nas diferentes áreas do âmbito judicial.
Para a servidora Sônia Regina dos Santos Ribeiro foi uma forma de promover intercâmbio técnico para conhecer a realidade das práticas de mediação naquele Tribunal de Justiça, através dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania.
“Foi um momento de discutir esse novo método de Resolução de conflitos que é por meio da Mediação. Durante dois dias tivemos palestras, ministradas por profissionais da Justiça de todo o País e também da Argentina”.
A servidora explicou a importância da Justiça do Amapá em participar desses encontros, principalmente para a integração entre o NUPEMECs. O Amapá tem o seu Núcleo implementado, com diversas ações, podendo assim haver um compartilhamento de experiências.
“Observamos que não estamos muito atrás dos Núcleos de outros lugares. Nosso NUPEMEC está bem avançado, principalmente no que se refere ao atendimento com a comunidade, pois não ficamos apenas nos gabinetes”, ressaltou.
Além das palestras foi oferecido aos participantes um curso preparatório denominado “Mediação e Facilitação em Empresa Familiar”, onde foram tratadas diversas questões envolvendo os conflitos que permeiam as empresas familiares como, por exemplo, conciliar as aspirações familiares com as metas comerciais da empresa; o tratamento de conflitos da empresa e da família e planejamento da sucessão empresarial e as técnicas de mediação empregadas nos conflitos.
A III Jornada de Mediação reuniu magistrados, servidores, integrantes do MP, Defensoria Pública, OAB, Mediadores, Conciliadores, Advogados, acadêmicos e demais profissionais interessados no tema.
-Macapá, 16 de Setembro de 2014-
Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Terça, 16 Setembro 2014 02:50