05 de setembro- Dia do Oficial de Justiça

0Dia Oficial 15“O Oficial de Justiça desempenha função de indiscutível relevância no âmbito do Judiciário”; “A plena realização da Justiça passa pelas mãos do Oficial de Justiça”; “Nós estamos na ponta da lança, entre o juiz e o cidadão, no ambiente da sociedade”; “O Oficial de Justiça é aquela pequena peça, essencial para o funcionamento da engrenagem do Judiciário”. (VISUALIZAR FOTOS)

0Dia Oficial 23São depoimentos de Oficiais de Justiça lotados nos Fóruns de Macapá e Santana, sobre a importância de suas atividades. Todos os dias, logo cedo, já estão atendendo o cidadão que comparece à Central de Mandados, para tomar ciência sobre algum despacho ou decisão do juiz.
0Dia Oficial 2A maior parte do dia eles cumprem diligências fora do cartório, como citações, intimações, notificações, penhoras, busca e apreensão, reintegração de posse, condução de testemunhas, e outros. São ao mesmo tempo mensageiros e executores de ordens judiciais.
0Dia Oficial 27“A missão é nobre”, declara Suzana Santos de Souza, Oficiala de Justiça do Fórum de Santana. Há 22 anos no cargo, ela credita ao bom senso, respeito e responsabilidade, características que deram base à sua conduta como profissional esses anos, sobretudo, o companheirismo. “Somos uma família que procura se ajudar, unindo forças para atender bem o jurisdicionado, onde ele estiver”.
0Dia Oficial 13Geraldo Majela Onives de Mattos, há 5 anos no exercício da função, diz que muito mais que saber o direito, é fundamental ao Oficial conhecer outras áreas do conhecimento. “Quando se vai concretizar um ato judicial, que envolve o bem da vida do cidadão e ele se recusa a aceitar, o Oficial de Justiça recorre a elementos da psicologia, pedagógicos, culturais e outros, para contornar a situação. Sempre dá certo e resulta num trabalho satisfatório”.
0Dia Oficial 25Há 21 anos na correria, Edson Wander da Silva Alves, ressalta que quando começou as atividades, com apenas 23 anos, entendia que era preciso impor a autoridade de Oficial de Justiça. Muito mais que isso, hoje tem certeza que é imperativo a autoridade coercitiva do Estado-Juiz, exercida pelo Oficial de Justiça, mas que deve traduzir-se pelo respeito com a pessoa que será abordada.
“O povo não sabe quem é o juiz. Mas, sabe quem é o Oficial de Justiça. Aonde ele vai, lá a Justiça se faz presente. É preciso nutrir a confiança do jurisdicionado”.
0Dia Oficial 4Feitas as impressões particulares, na data em que se celebra o dia do Oficial de Justiça, Sarylene Nobre, da Central de Mandados de Macapá, tem a perfeita noção da importância de sua função como Oficiala. “Nossa reflexão nesta data é a de que sabemos de nossa competência e atribuições. Somos o longa manus do juiz. Nós levamos ao conhecimento das partes as decisões que o magistrado toma no processo, nas sentenças, nos despachos. Nosso valor é resultado da importância do que executamos. Parabéns à classe”.

Macapá, 05 de Setembro de 2014
Texto: Edson Carvalho
Fotos: Rafael Melo
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: Tjap Notícias

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD