O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Juiz da Fazenda Pública destaca a importância das Semanas Estaduais da Conciliação

0avalia concilia 8O juiz José Luciano Assis, do Juizado Especial da Fazenda Pública, destaca com satisfação os bons resultados obtidos nas conciliações com a fazenda pública municipal. Na última edição, 16 acordos foram homologados, no universo de 38 processos contra o município de Macapá, agendados na VIII Semana Estadual da Conciliação.

0avalia conciliaPara o magistrado, quando a relação envolve fazenda pública raramente acordos chegam a se concretizar. Ele destaca como super expressiva a realização de 1/3 de acordos, em apenas uma semana. E reforça ainda, que “se por um lado a fazenda pública estadual insiste na intransigência, com o município ocorre o inverso, a fazenda pública municipal tem feito bons acordos aqui no Juizado”.

0avalia concilia 4A adoção da medida por parte do município tem alcançado benefícios ao erário municipal, primeiro por solucionar de forma rápida e consensual as controvérsias, depois pela possibilidade de negociação de parte dos créditos por ambas as partes.

0avalia concilia 3De acordo com fontes municipais, a dívida do município em ações ingressadas no Judiciário por cobrança, principalmente de verbas rescisórias de benefícios trabalhistas, aproximava os R$ 2 milhões. Por meio dos acordos, a prefeitura de Macapá economizou no 1º semestre mais de R$ 1 milhão.

0avalia concilia 10O juiz Luciano Assis louva a postura conciliatória do Executivo municipal ao perceber tais benefícios, e ressalta o espírito conciliador do procurador do município Evandro Lul Rodrigues, sempre preocupado na melhor solução das demandas contra a fazenda municipal.

“Por esses motivos, acreditamos acertada a proposta do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos em realizar uma semana estadual da conciliação a cada final de mês. Quando as partes chegam a um acordo é sinal de que o Judiciário está cumprindo seu papel pacificador e conciliador”, conclui Luciano Assis.

Macapá, 04 de Setembro de 2014

Texto: Edson Carvalho

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD