O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Comissariado da Infância e Juventude intensifica fiscalizações na capital

0atua comissariado 4

O Comissariado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá intensificou as fiscalizações nos últimos dois meses para evitar a presença de crianças e adolescentes em locais impróprios.

0atua comissariado 6A equipe técnica do Comissariado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública realizou nas últimas semanas duas grandes operações com resultados expressivos em termos de recolhimento de crianças e adolescentes, em situação de risco pessoal e social em lugares inadequados à idade, encaminhados aos Conselhos Tutelares da capital.

0atua comissariado 8De acordo com relatórios de fiscalizações do Comissariado da Infância e da Juventude, essas operações acontecem com freqüência em razão de vários estabelecimentos permitirem o ingresso e a permanência de crianças e adolescentes no seu interior, o que resulta no aumento do número dos menores em situação de risco.

0atua comissariado 11Em uma das últimas ações feita numa festa clandestina na sede denominada Malocão do Trem, cerca de 90% do público era infanto-juvenil. A fiscalização procedeu no encerramento imediato da festa, com o encaminhamento do responsável ao CIOSP do bairro Congós. Os números totalizaram 52 adolescentes recolhidos e encaminhados aos Conselhos Tutelares da Capital.

0atua comissariado 13Conforme o relatório pelo menos mil pessoas participavam do evento. A maioria, em estado de embriaguez elevado, onde adultos e adolescentes, tentaram a todo custo obstruir a ação do Judiciário, por meio de insultos, agressões, desacatos e ameaças generalizadas, investindo contra a equipe de fiscalização. O apoio policial garantiu o êxito na ação.

0atua comissariado 10Segundo Virgílio Vieira, Coordenador do Comissariado da Infância e da Juventude, a permanência da união entre os dois órgãos é necessária para alcançar bons resultados e evitar mais incidências.

“As operações conjuntas correspondem à pauta de ações fiscalizadoras programadas pelo Comissariado, que em articulação com a SEJUSP, tornam eficaz o enfrentamento das problemáticas ligadas à criança e adolescente recolhidos de ambientes nocivos, além de auxiliarem no cumprimento jurisdicional do Comissariado”.

0atua comissariado 3De acordo com o Assistente Social Izaelson Victor do Santos é necessário fazer parcerias para adotar medidas punitivas a fim de advertir, os responsáveis pelos estabelecimentos, quanto à infração do direito do menor.

0atua comissariado 17“É fundamental criar mecanismos de responsabilização de empresários, pais ou afins, em caso de comprovada violação da obrigação protetiva dos direitos da criança e do adolescente, condição inerente a todos pela força da lei".

-Macapá, 09 de Setembro de 2014

Texto: Adrielle Lopes

Fotos: Adson Rodrigues

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: Tjap Notícias

Flickr:  http://www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD